quinta-feira, 26 de maio de 2022

Estreias de cinema de 26 de Maio de 2022



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Top Gun: Maverick

Pete “Maverick” Mitchell tem um talento nato para pilotar aviões, algo logo notado quando, há 30 anos, ingressou na Academia Aérea. Mesmo com as múltiplas condecorações e o grande reconhecimento dos pares, ele continua a ser o instrutor de voo de espírito rebelde e contracorrente de outrora. Os anos passaram mas Maverick nunca deixou de estar convicto de que, por mais avançada que seja a tecnologia, o factor humano é fulcral para se ser um grande piloto. E isso prova-se constantemente, seja nos treinos, a combater no ar ou na pista de aterragem.
Realizado por Joseph Kosinski (“Tron: O Legado” e “Oblivion”), segundo um argumento de Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie, “Top Gun: Maverick” é a sequela do filme “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986), da autoria de Tony Scott. Com Tom Cruise e Val Kilmer a assumirem as personagens do primeiro filme, o elenco conta ainda com as actuações de Miles Teller, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Glen Powell, Lewis Pullman e Ed Harris. 




Mar Infinito

Numa existência paralela, Pedro batalha para se juntar ao êxodo humano rumo a outro planeta. Ele vive assolado por sonhos e frustrações de ser deixado para trás até que conhece Eva, que desafia os seus objectivos. Mas é num planeta inundado que ele acaba sozinho, a procurá-la, ao mesmo tempo que é confrontado com o propósito da sua viagem. 




Mundo Cão

Num futuro não muito distante, a cidade de Taranto (Itália) transformou-se num lugar sombrio, onde a lei do mais forte impera. Cercados por arame farpado, os poucos habitantes que ali vivem levam uma existência miserável, tentando sobreviver o melhor que podem. É neste ambiente, propício ao crime e à violência, que vivem Pietro e Christian, dois órfãos de 13 anos, cujo maior sonho é serem aceites por um perigoso gangue de criminosos. 
Apresentado no Festival de Cinema de Veneza, um filme escrito e realizado pelo italiano Alessandro Celli, que aqui se estreia em longa-metragem.