segunda-feira, 30 de maio de 2022

Roupa Nova no Campo Pequeno



No passado fim de semana os Roupa Nova estivem no Porto e em Lisboa para mais dois espetáculos da digressão que comemora os 40 anos de carreira da banda.

Na passada sexta-feira actuaram no Porto, na Super Bock Arena, e no sábado foi a vez do Campo Pequeno em Lisboa onde o "Cultura e Não Só" foi fazer a reportagem.

Com início por volta das 22 horas a banda entrou em palco levando de imediato a plateia ao rubro, durante as praticamente duas horas seguintes foi um desfilar de sucessos que a banda construiu ao longo das quatro décadas de carreira e que o público sabe de cor e acompanha em uníssono como se fosse mais um elemento da banda.

Foram vários os momentos altos do concerto, um deles, a homenagem sentida a Paulinho, o vocalista principal da banda que morreu em 2020 vitima de Covid-19. Este concerto marcou também a estreia, em solo nacional, de Fábio Nestares como vocalista da banda em substituição do malogrado Paulo César Santos.

Momentos altos foram muitos, mas também houve alguns mais intimistas como quando a banda se separou em duplas e fez umas versões mais calmas dos seus grandes sucessos. Outro momento alto da noite aconteceu quando cantaram a canção "A Paz" (versão brasileira de "Heal the World" de Michael Jackson) e pediram ao público que acendesse as luzes dos telemóveis enquanto aproveitaram para fazer uma apelo à paz na Ucrânia. 

Outro dos momentos altos passou por dois medleys, o primeiro dedicado aos Beatles que aconteceu mais ou menos a meio do espetáculo. E o segundo ficou guardado para o final, um medley onde passaram em revista grandes sucessos internacionais de bandas como Guns n' Roses, Queen, Bon Jovi, Nirvana entre outros.

Em termos técnicos o som estava perfeito e a iluminação esteve sempre ao mais alto nível sem nunca "roubar" o protagonismo à música.

No final o "Cultura e Não Só" ouviu algumas pessoas do público e a opinião era generalizada que tinha sido um grande espetáculo e algumas das pessoas com quem falámos disseram já estar a aguardar o regresso da banda a Portugal para mais espetáculos.