sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Carnegie Hall e Siemens: o mais “antigo” e mais “moderno” encontram-se num único edifício


A completar quase 125 anos de existência, o Carnegie Hall, a icónica sala de espectáculos da “Big Apple”, acaba de obter a Certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) Prata do U.S. Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos EUA), tornando-o assim um dos edifícios mais antigos e emblemáticos a obter esta distinção. A Siemens foi seleccionada como um dos parceiros tecnológicos do Carnegie Hall para modernizar quase 15.500 m2 de espaço, sem contar com as áreas dedicadas à apresentação de espectáculos, tendo contribuído para a obtenção deste marco na história do edifício.
A certificação concretizou-se após a conclusão, no outono de 2014, do projecto Studio Towers Renovation Project (STRP) do Carnegie Hall, uma renovação das infraestruturas de duas torres que tinham sido adicionadas no topo da famosa sala de concertos no final do século XIX. Esta renovação abrangente tinha como foco central a adição do Resnick Education Wing, uma nova ala de 5.575 m2, localizada nos pisos superiores do edifício, bem como a renovação das áreas de bastidores do Hall. Além de ser extremamente importante para o Hall, o projecto acabou por ser uma extraordinária oportunidade para realçar a importância do design sustentável e o seu impacto positivo para a cidade de Nova Iorque e tornou-se um exemplo inspirador da reutilização adaptativa de um edifício histórico.
Como parte da renovação das Studio Towers, a Siemens forneceu sistemas de automação de edifícios, de protecção contra incêndios e de segurança das pessoas para tornar o Carnegie Hall mais seguro e energeticamente mais eficiente. Os destaques tecnológicos incluem:
  • Controlo centralizado: O sistema de automação de edifícios - Siemens Apogee - integra o controlo de aquecimento, ventilação e ar condicionado numa só plataforma que pode ser comandada tanto localmente pelos utilizadores finais, como de um local central pelos técnicos ou remotamente, se necessário. O sistema também analisa continuamente a procura e o consumo de electricidade para gerir o desempenho energético geral do edifício.
  • Segurança melhorada: O sistema de controlo de acesso - Siemens SiPass - vai ao encontro das necessidades complexas de segurança do Carnegie Hall, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos locais necessários às horas necessárias. Isto é vital, uma vez que o Carnegie Hall tem diversos pontos de acesso e níveis de segurança para pessoal de construção, estudantes e artistas, entre outros.
  • Sistema de protecção contra incêndios e segurança para pessoas: A tecnologia de ponta dos sistemas de Alarme de Incêndio XLS da Siemens permite ao Carnegie Hall garantir a segurança de funcionários e visitantes. Em caso de detecção de um incêndio, a central de controlo e monitorização é instantaneamente alertada, sendo iniciadas operações de emergência, tais como fecho de portas corta-fogo, imobilização de elevadores, ligação/desligação dos sistemas de tratamento de ar, entre outras funções críticas.

Outro elemento do projecto global que ajudou o Carnegie Hall a alcançar a sua certificação LEED é um novo terraço de quase 1.000 m2, de lajes reflectoras e vegetação que reduzem o efeito de ilha de calor e a pegada de carbono global do edifício. Graças às 450 janelas originais do Hall nos andares de cima foi possível maximizar a luz natural tanto na renovação como no design do edifício, que também recorre a lâmpadas LED e sensores de ocupação. No interior do edifício, equipamentos sanitários de baixo fluxo ajudam a reduzir o consumo de água.
O projecto do Carnegie Hall destaca-se como um dos projectos de automação de edifícios e de eficiência energética mais notáveis jamais realizados pela Siemens. Até à data, a tecnologia Siemens tem desempenhado um papel importante para que centenas de edifícios obtivessem a certificação LEED nos EUA.