terça-feira, 18 de agosto de 2015

Montanha, de João Salaviza, vai estrear internacionalmente no Festival de Veneza


Montanha, a primeira longa-metragem de João Salaviza, que com as curtas Arena e Rafa conquistou a Palma de Ouro e o Urso de Ouro nos festivais de Cannes e Berlim, vai estrear internacionalmente no Festival de Veneza, onde estará em competição na Semana da Crítica.

O filme terá a sua sessão oficial a 6 de Setembro às 14h00 na Sala Perla, decorrendo o Festival de 2 a 12 de Setembro.
Em Portugal, Montanha será estreado pela Midas Filmes no dia 12 de Novembro.

Montanha foi também já seleccionado para o Festival de San Sebastian, onde será apresentado na prestigiosa secção Zabaltegi, uma secção não competitiva onde são exibidos os filmes mais surpreendentes e promissores do ano e onde serão também apresentados os últimos filmes de Alexander Sokurov, Laurie Anderson e Corneliu Porumboiu.

Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…

Montanha é produzido pela Filmes do Tejo II e pela les films de l’après-midi com o apoio da ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e do programa Eurimages.