sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Novo Mercedes-AMG C 63 Coupé


A Mercedes-AMG estabelece um novo marco na sua história como o novo C 63 Coupé. As alterações técnicas são evidentes à primeira vista: guarda-lamas dianteiros e traseiros notoriamente mais largos, maior largura das vias e rodas de maior diâmetro conferem ao Coupé um visual musculado, fornecendo ao mesmo tempo a base para uma elevada dinâmica longitudinal e lateral. A performance de condução, típica da Marca, atinge um novo patamar com o C 63 Coupé. O motor AMG 4.0 litros V8 biturbo com 350 kW (476 cv) ou 375 kW (510 cv) é totalmente desenvolvido em Affalterbach, tal como a sofisticada suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecedores controlados electronicamente, a configuração dos modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT, o diferencial eixo traseiro ou os apoios dinâmicos do motor. 

O Classe C é o modelo com maior volume de vendas da Mercedes-AMG, constituindo o pilar do sucesso da empresa. Desde o seu lançamento em 2011, a versão Coupé ganhou importância de forma consistente, culminando com o C 63 AMG Coupé "Black Series". "O novo C 63 Coupé incorpora o nosso conceito de progresso. Oferece uma dinâmica impressionante a um nível extremamente elevado, juntamente com uma maior economia de combustível", afirma Tobias Moers, Presidente do Conselho de Administração da Mercedes-AMG GmbH. "Adicionalmente, o veículo transmite um visual arrojado com o seu design musculado. Os nossos clientes podem portanto sentir o progresso com todos os seus sentidos: observando, ouvindo, sentindo e, acima de tudo, conduzindo!" O Mercedes-AMG C 63 Coupé irá celebrar a sua apresentação mundial no dia 15 de Setembro de 2015 no Salão de Frankfurt (IAA). O lançamento de mercado irá ocorrer em Março de 2016.

Design fascinante evidencia uma performance excepcional
O Mercedes-AMG C 63 Coupé fascina logo à primeira vista com as suas proporções impressionantes. O design exterior expressivo difere significativamente do modelo de produção em série, que partilha meramente as mesmas portas, tejadilho e a tampa do compartimento de bagagens. O potente motor de 8 cilindros, juntamente com a maior largura de vias dos eixos dianteiro e traseiro, exige uma dianteira e uma traseira redesenhada, assim como novos painéis laterais específicos do modelo. Os guarda-lamas alargados tornam o AMG Coupé mais largo 64 milímetros na dianteira e 66 milímetros na traseira, permitindo uma melhor aderência do veículo à estrada. 

Os guarda-lamas mais largos permitem a utilização de pneus de maiores dimensões (até 255 milímetros no eixo dianteiro e 285 milímetros no eixo traseiro), contribuindo para uma maior aceleração lateral, tracção e agilidade. A estrutura da carroçaria foi reforçada em pontos-chave, para transferir e compensar as elevadas forças longitudinais e laterais da cadeia cinemática e da suspensão. O suporte do sistema de eixo traseiro específico do modelo também foi reforçado. 

O capot em alumínio 60 milímetros mais comprido é adornado com duas entradas de ar, que constituem uma das características distintivas e salientam o visual musculado. A secção dianteira extremamente larga é caracterizada por entradas de ar de grandes dimensões e aplicações de cor rigorosamente posicionadas. A grelha do radiador de "lâmina dupla" em forma de seta, com a insígnia AMG, confere visualmente um baixo centro de gravidade do veículo. O spoiler dianteiro "asa A" típico da AMG tridimensional, é também utilizado como deflector de ar para as três entradas de ar de arrefecimento. As aplicações de cor adicionais asseguram um fluxo ideal de ar para os módulos de arrefecimento. Um repartidor na parte inferior do para-choques dianteiro, ajuda a reduzir a força ascendente no eixo dianteiro. 

O design lateral também apresenta um visual único, graças às jantes de grandes dimensões, que combinam na perfeição com a carroçaria, e os spoilers laterais especiais. O degrau lateral entre a porta e a protecção da embaladeira, salienta uma plataforma da carroçaria de elevadas dimensões. Na traseira, a linha musculada desde o tejadilho ao ombro através do painel lateral e guarda-lama, é especialmente impressionante, transmitindo a ideia de uma escultura com reflexões de luz alternadas. 

Inspirado no Classe S Coupé, a traseira totalmente redesenhada inclui um difusor, que é uma característica típica dos veículos do desporto automóvel. O design especial das aberturas de ar das ópticas, posicionadas lateralmente, melhora o fluxo de ar traseiro, permitindo obter uma melhor aerodinâmica. Características tais como os reflectores traseiros estreitos reforçam a largura do modelo. As duas ponteiras de escape duplas cromadas do sistema de escape AMG são perfeitamente integradas no difusor. A tampa do compartimento de bagagens inclui um spoiler estreito na forma de lâmina afiada. Além do seu visual elegante, também reduz significativamente a força ascendente no eixo traseiro.


Interior com qualidade superior
Os materiais criteriosamente seleccionados, de elevado requinte, agradáveis ao toque e com mão-de-obra de precisão, produzem um elevado nível de qualidade raro mesmo em veículos de elevada classe. Vários controlos específicos da AMG realçam a tradição do desporto automóvel. Como alternativa aos bancos desportivos de série em pele ARTICO/microfibra DINAMICA fabricada à mão, estão disponíveis opcionalmente os bancos Performance: estes permitem aos ocupantes uma posição do banco mais baixa, e possuem um apoio lateral superior. 

Performance superior
Também no que diz respeito ao motor, o C 63 Coupé ocupa um lugar excepcional entre a concorrência, sendo o único veículo no seu segmento equipado com um motor de 8 cilindros biturbo. Desta forma, a Mercedes-AMG cumpre os desejos dos clientes que pretendem um veículo que proporciona uma elevada carga emocional, uma sonoridade do motor inconfundível e um elevado poder de tracção. 

O condutor também beneficia de um desempenho inigualável: o C 63 S Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.9 segundos, o C 63 Coupé em 4.0 segundos. Isto torna o Coupé apenas uma fracção de segundo mais rápido do que o Limousine - graças aos pneus mais largos e à relação de transmissão mais curta do eixo traseiro. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada electronicamente; 290 km/h com o Pack AMG Driver). 

Novo V8 biturbo com forte relação ao motor do Mercedes-AMG GT 
O motor 4.0 litros de 8 cilindros biturbo já foi utilizado no C 63 Saloon e no C 63 Estate. Também equipa o veículo desportivo GT com lubrificação por cárter seco. Característica: os dois turbocompressores estão posicionados no lado interior, entre os blocos do motor, no interior do "V" – os especialistas designam esta configuração de "V interior". As vantagens principais deste conceito são a construção compacta do motor, resposta ideal e baixos níveis de emissões de gases.

Sistema de escape com borboleta de controlo do som variável do motor
O som típico do motor V8 era igualmente um dos objectivos principais do seu desenvolvimento. Foi criado especialmente para o Coupé. O sistema de escape com borboleta de controlo está equipado de série. É controlado automaticamente, dependendo do modo da transmissão AMG DYNAMIC SELECT, da potência solicitada pelo condutor e da velocidade de rotação do motor. O som do motor varia entre discreto para uma longa viagem e emotivo. O sistema de escape Performance está disponível como opção, permitindo a modulação do som com o simples pressionar de um botão. Em qualquer dos casos, os sistemas de escape foram concebidos em conformidade com a legislação sobre os limites de ruído, independentemente da posição da borboleta de escape.

Passagens de caixa mais rápidas: a caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT MCT 
A caixa de velocidades desempenha um papel principal no carácter directo e desportivo do novo Mercedes-AMG C 63 Coupé. A caixa de 7 velocidades desportiva AMG SPEEDSHIFT MCT impressiona com a sua dinâmica e elevada versatilidade. Seja em modo automático ou através das patilhas de mudanças no volante, as passagens para mudanças superiores e inferiores são realizadas mais rapidamente do que no modelo anterior. Esta maior espontaneidade é possível através da configuração de parâmetros do motor e da caixa de velocidades ainda mais desportivos. 

A fascinante agilidade e a elevada velocidade em curva do C 63 Coupé também são obtidas graças à suspensão totalmente redesenhada. É utilizada uma suspensão dianteira de quatro braços, com ligações dos travões radiais tal como num veículo de competição. As rótulas da direcção específicas do modelo e uma maior largura de vias, permitem uma aceleração lateral superior. O eixo traseiro também foi totalmente recém desenvolvido para o Coupé. O conceito multi-link impressiona com um controlo das rodas de elevada precisão e uma maior rigidez. O suporte do sistema de eixo traseiro específico da AMG torna possível uma maior largura do eixo; as superfícies de contacto dos rolamentos das rodas foram deslocadas em 25 milímetros para fora, comparativamente ao Limousine. Outras medidas incluem os cubos das rodas específicos da AMG, afinação elastocinemática rígida e um maior ângulo de sopé negativo.

O C 63 Coupé está equipado de série com jantes de liga leve de 10 raios e 18" (dianteira) e 10.5" x 18" (traseira), com pneus de tamanho 255/40 R 18" (dianteira) e 285/35 R 18" (traseira). No caso do C 63 S Coupé, o tamanho dos pneus é de 255/35 R 19" (dianteira) e 285/30 R 19" (traseira), montados em jantes de liga leve de 5 raios duplos, de tamanho 9.0" x 19" (dianteira) e 10.5" x 19" (traseira). 

Com a suspensão AMG RIDE CONTROL com amortecimento ajustável, o cliente poderá escolher entre desportividade máxima, e um excelente conforto durante uma viagem longa, em três níveis através de um botão. A diferença entre a configuração de conforto e a configuração desportiva da suspensão, também é subjectivamente perceptível - dependendo da situação de condução.

Para uma maior tracção e dinâmica, o C 63 Coupé está equipado com um diferencial de bloqueio mecânico limitado no eixo traseiro, enquanto o C 63 S Coupé está equipado com um diferencial de bloqueio electrónico limitado no eixo traseiro. Ambos os diferenciais reduzem o deslizamento na roda interior em curva, sem intervenções de controlo no sistema de travagem. Isto permite ao condutor acelerar à saída das curvas mais cedo, graças à maior tracção. O veículo permanece mais estável durante a travagem a alta velocidade e o diferencial também melhora a tracção durante o arranque. O eixo traseiro totalmente redesenhado, específico do modelo, foi adaptado especialmente para uma maior dinâmica do Coupé. 

O maior benefício do diferencial de bloqueio electrónico limitado no eixo traseiro - instalado de série no C 63 S - é o controlo ainda mais sensível e rápido comparativamente ao modelo anterior, que aumenta significativamente o limite crítico da tração. O ESP® de 3 fases com as configurações "ESP ON", "ESP SPORT Handling Mode" e "ESP OFF", funciona em sincronia perfeita com o diferencial de escorregamento limitado do eixo traseiro, e está afinado de forma ideal para uma dinâmica excepcional. 


Modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT
O condutor poderá alterar as características do C 63 com quatro modos da transmissão AMG DYNAMIC SELECT diferentes. O C 63 S inclui o modo da transmissão adicional "Race". Existe portanto aplicação para uma máxima personalização. O condutor decide com base no tipo de condução desejada, desde confortável-económica até uma condução superdesportiva, utilizando um selector de controlo no lado esquerdo do touchpad. O condutor poderá escolher entre vários modos da transmissão pré-configurados, e um modo "Individual" que o condutor poderá em grande medida configurar pessoalmente. 

C 63 S com apoios dinâmicos do motor, de série
Único no seu segmento, o C 63 S Coupé está equipado com apoios dinâmicos do motor. Os apoios dinâmicos ajudam a resolver os interesses algo conflituosos de conforto e elevada dinâmica. Estes apoios dinâmicos adaptam instantânea e variavelmente a sua rigidez às condições e requisitos da condução. Os apoios suaves do motor melhoram o conforto, pois separam o ruído e a vibração de forma mais efectiva. Contudo, o comportamento e a agilidade do veículo beneficiam de uma configuração de apoios geralmente mais rígida. Estas medidas melhoram a precisão do veículo quando é conduzido de forma dinâmica. Por exemplo, a resposta da direção é ainda mais direta. 

Padrões de segurança de elevado nível
O Coupé também oferece um nível de segurança extremamente elevado. Está equipado de série com o sistema de alerta de atenção do condutor ATTENTION ASSIST e com o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, que ajuda a evitar colisões traseiras. Está disponível opcionalmente uma grande variedade de sistemas de segurança para aumentar o conforto e a segurança dos ocupantes.