terça-feira, 25 de agosto de 2015

OXALÁ - Exposição + workshop


É já em Setembro que o studioteambox dá as boas-vindas à essência do Brasil no seu espaço de exposições, e a todos quantos queiram perder-se no seu encanto.

Samba é uma coisa tão brasileira que quase chega a ser uma definição da cultura do país. A forma como um povo dança (ou deixa de dançar) diz muito sobre a sua maneira de ser: o ritmo tende a ir ao encontro da vontade que o coração tem de bater mais depressa ou devagar, ou seja, ao encontro daquilo que quem o executa quer sentir. Por isso é cómodo dispor de palavras com conotações tão vastas quanto esta. Mas antes de a palavra existir, antes do que ela representa estar esboçado, o que existia? Quando não há palavras que resumam tudo, o trabalho de recolha, investigação, interrogação, torna-se necessário. E uma das melhores formas de o levar a cabo é através da imagem, quando tal é possível. No caso do samba (ou seja, percurso da cultura em território brasileiro), a possibilidade está lá e Elisabete Maisão, de máquina fotográfica em punho, foi atrás dela.

Sediada no Brasil desde 2012, onde tem desenvolvido uma intensa actividade como artista e formadora, Elisabete Maisão é originária de Lisboa, onde trabalhou para revistas como a Cosmopolitan, FHM, Exame, Caras e Moda Lisboa. Depois de fundar o seu estúdio Nouvelle Photo, em 2006, e de ter exposto e arrecadado prémios em Londres e Nova Iorque, mudou-se para Amesterdão em 2008 onde, a par do trabalho como freelancer, colaborou com o EYE - Film Institute of Nederlands. A partir de 2011 viajou pela Ásia, onde recolheu material que alimentou diversas exposições, bem como o seu primeiro livro: Turning the wheels – Nepal. Já no Brasil, assistiu Davis Alan Harvey, da agência Magnum, no projeto Offside Brazil, que decorreu durante o campeonato do mundo de futebol. Participou no projecto Photo 120, no âmbito do festival Paraty em Foco. Tem colaborado com publicações como National Geographic, Le Monde e Aritzia.

Inauguração: 17 de Setembro 2015 pelas 19h30

A exposição decorre no studioteambox de 17 de Setembro a 1 de Outubro de 2015. De domingo a quinta-feira, das 15h às 19h.


No âmbito da exposição a autora irá realizar um Workshop de Fotografia Documental nos dias 19, 20, 23 e 30 de Setembro, com uma abordagem conceptual e prática da fotografia como documento do interesse de um autor.