segunda-feira, 24 de agosto de 2015

"Se as Montanhas se Afastam" (Mountains May Depart) de Jia Zhang-ke



Se as Montanhas se Afastam (Mountains May Depart), o mais recente filme do cineasta Jia Zhang-ke, é o filme de abertura da Festa do Cinema Chinês que  começará no próximo dia 10 de Setembro, no Cinema Ideal, na presença de uma Delegação Oficial de responsáveis do cinema na China e em particular da Cinemateca Chinesa e do Xiao Xiang Film Group.

Também A Assassina, o mais recente filme de Hou Hsiao-Hsien, Prémio Melhor Realização do Festival de Cannes 2015, será apresentado em antestreia na Festa do Cinema Chinês. 

Em Setembro, Lisboa celebra a primeira edição da Festa do Cinema Chinês, como resultado de uma nova colaboração a nível cultural e cinematográfico entre os dois países e que no próxima ano dará lugar a uma Festa do Cinema Português na China. Serão apresentados doze filmes contemporâneos e vinte filmes clássicos. 

Primeiro no Cinema Ideal (de 10 a 16), com doze filmes contemporâneos, entre os quais se incluem também  filmes de grandes cineastas como Lou Ye, Ann Hui ou Tsui Hark, bem como seis filmes  produzidos pelo XiaoXiang Film Group, um dos mais importantes estúdios da China e que se dedica tanto à produção, como à distribuição e à exibição, entre os quais será por exemplo possível ver o filme Dragon Inn de Raymond Lee e Tsui Hark, protagonizado por Maggie Cheung.

Depois na Cinemateca Portuguesa (de 17 a 30), com um programa de vinte filmes clássicos intitulado “Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospectiva Xie Jin”, o cinema chinês e de expressão chinesa terá uma grande celebração pública em Portugal, naquele que será o primeiro grande acontecimento da rentrée cinematográfica.

No programa da Cinemateca Portuguesa, procura-se traçar um panorama histórico com filmes realizados entre 1933 e 1997, exemplificando dessa forma quatro grandes etapas da cinematografia chinesa, apresentando filmes representativos de cada uma dessas épocas: o cinema de Xangai anterior a 1949; o cinema chinês pós-1949 e anterior à Revolução Cultural; a chamada “quinta-geração” e o período de transição entre a “quinta” e a “sexta geração”. Por outro lado, dedica-se uma retrospectiva a  Xie Jin, um dos maiores realizadores chineses, cuja obra foi reconhecida antes e depois da Revolução Cultural.

Iniciativa da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Chinesa, com o apoio do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, de Portugal, e do Departamento do Cinema da SAPPRFT (Administração de Estado da Imprensa, da Edição, da Rádio, do Cinema e da Televisão da China), e da Embaixada da China em Portugal e da Embaixada de Portugal na China, a Festa do Cinema Chinês, inscreve-se no âmbito 10º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica entre a República Popular da China e Portugal e tem lugar no seguimento da visita oficial à China do Secretário de Estado da Cultura português, Jorge Barreto Xavier, em Novembro de 2014, e será presidida por ele próprio e pelo Embaixador da República Popular da China em Portugal.

Para além de um extenso panorama da história do Cinema Chinês e das suas produções mais recentes – tanto de realizadores consagrados internacionalmente, como grandes sucessos de público na China - a FESTA pretende favorecer o intercâmbio cinematográfico através do diálogo entre autoridades, responsáveis e profissionais dos cinemas chinês e português e dar a conhecer na China a riqueza do património cinematográfico e da cultura de Portugal. Numa época em que as relações entre os dois países se desenvolvem, este evento revela o empenho chinês e português para alcançar uma nova etapa no aprofundamento do conhecimento mútuo.

A Festa conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, entre as quais a RTP Rádio e Televisão de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, e o Hotel Tivoli.