quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Caixa Alfama'15 - Cartaz Completo


A pouco mais de um mês do Festival Caixa Alfama, o cartaz cheio de grandes valores e novos talentos fica completo. 

O Palco Caixa Futuro, na Sociedade da Boa União, receberá um conjunto de novos talentos que prometem vir a confirmar-se como nomes sólidos do Fado. Todos foram participantes do Grande Prémio de Fado RTP | Rádio Amália. São eles: Beatriz Felizardo, Madalena Gil, Rafael Bailão, Marta Alves, Daniela Helena, João Leote, Miguel Dias, Victória Leuca.

No Largo das Alcaçarias, um dos espaços que serve o Caixa Alfama, cantarão dois jovens Fadistas com um talento inato para a canção. Joana Almeida tem 17 anos de idade, eleita a vencedora do II Grande Prémio Nacional do Fado (RTP1) – 2015, é dona de uma voz extraordinária que surpreenderá os que ainda não a ouviram. De Vila Real de Santo António, Renato Néné. Canta fado desde menino e aos 11 anos editou o seu primeiro disco, “Sou do Fado”. Agora com 13, prepara o primeiro registo de originais. Também ele, na categoria infantil, venceu o II Grande Prémio Nacional do Fado, organizado pela RTP e pela Rádio Amália. Estes nomes juntam-se a Artur Batalha e Anabela já anunciados para este palco.

Uma das grandes surpresas do Caixa Alfama de 2015 será o novo palco que se irá instalar no Lavadouro Municipal de Alfama um dos sítios mais emblemáticos daquele bairro. Miguel Ramos, Vanessa Alves, Jaime Dias e Ana Mauricio são os nomes alinhados para este novo palco do Festival.

Miguel Ramos iniciou a sua carreira aos 14 anos como Fadista na casa de Fado "Os Ferreiras” com Fernando Maurício. Em 1994 faz a sua primeira gravação em cassete. Em 1996 concorre a vários concursos de Fado onde obtém em todos o 1º lugar com a “Balada do Sol Errado”. Integrou o elenco da peça de teatro "Amália" de Filipe La Feria durante dois anos e já tocou com nomes como Camané, Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Lenita Gentil, António Rocha, Anita Guerreiro, Carlos do Carmo, entre outros.

Vanessa Alves iniciou o seu percurso pelas casas de Fado aos 14 anos de idade. Actualmente no Sr. Vinho, passou pela Taverna do Embuçado, pelo Bacalhau de Molho, pela Mesa de Frades, e em 2006 foi convidada por Maria da Fé para integrar o elenco da sua casa de Fados.

Jaime Dias é um dos mestres do Fado castiço. Tem sete CDs editados e algumas compilações, dos quais destacamos “Esta Noite Choveu Fado”, “Emoções”, “Todo Voz e Fado” ou o mais recente “Tradicional”. Na “Casa Ferreira” acompanhou Fernando Maurício durante 14 anos.

Ana Maurício é sobrinha do grande e icónico Fernando Maurício. Para além de algumas compilações, tem três álbuns de estúdio lançados: “Tudo Isto é Fado!” , “Canto a Noite” e “A Voz do Coração”.


No Caixa Alfama, o que se chamará Fado à Janela, contará em exclusivo com alguns dos melhores instrumentistas da nossa praça:

No Largo do Chafariz de Dentro, os dedos nas cordas de José Manuel Rodrigues no baixo, Jorge Silva na guitarra, Miguel Monteiro na viola.

No Largo de São Miguel, a mestria do guitarrista Flávio Cardoso, da viola de José Manuel Clemente e do baixista Ricardo Anastácio.

Outra grande novidade da edição deste ano será “A Moda Mãe”. Entre os concertos do Festival, o Cante Alentejano, canção também elevada a Património Imaterial da Humanidade, enlaçar-se-á com o Fado. Os responsáveis serão o Grupo “A Moda Mãe”, composto por cinco das melhores vozes do Alentejo da actualidade – José Emídio, António Caixeiro, Luís Caixeiro, Ruben Lameira e Bernardo Emídio.

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.O bilhete único, já à venda nos locais habituais, tem o preço de 38€, passando a 45€ nos dias do Festival. Deverá ser trocado por uma pulseira colocada ao próprio pela Organização nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 17 de Setembro. A pulseira garante acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.