A família Classe C da Mercedes-Benz recebe um novo Coupé. Atlético e desportivo, o design sensual e vivaz deste novo Coupé oferece uma postura elegante na estrada e simboliza o espírito do luxo e da modernidade. Ao mesmo tempo, a elegância e o estilo dos interiores é aumentada com um toque desportivo. A configuração dinâmica do chassis, com a sua suspensão pneumática optimizada, forma a base que sustenta o elevado nível de conforto deste modelo, com baixos níveis de ruído de rolamento e de vibração dos pneus, juntamente com um comportamento muito ágil e enorme prazer de condução. Estes atributos são fomentados por uma construção que emprega materiais de baixo peso, pela excelente aerodinâmica e pelas motorizações eficientes e de altas performances. Os novos sistemas de assistência à condução oferecem uma segurança ao mais alto nível. Com a sua silhueta atraente, o novo Classe C Coupé é a nova referência do segmento. Estará disponível ao público a partir de Dezembro de 2015.
Sendo a variante desportiva do Classe C, o Coupé revela todo o seu carácter orientado para a condução, num design que é, em simultâneo, emotivo e formalmente distinto. A secção dianteira, desportiva e elegante, com a grelha de radiador em padrão diamante – o novo Coupé é 60 mm mais comprido do que o seu antecessor. A linha de cintura de altura elevada e as portas sem moldura dos vidros, com os espelhos retrovisores flutuantes, destacam ainda mais o carácter desportivo deste modelo.
As linhas distintas e as superfícies dispostas de forma sensual dão estrutura às laterais do veículo, com efeitos de luz e sombra muito vivos. Um dos pontos de maior destaque, típico de um Coupé, vem sob a forma das longas linhas que "mergulham" na traseira do veículo. Ao contrário do Classe C Limousine, estas linhas prolongam-se muito para além das cavas das rodas traseiras. Como destaque do cariz desportivo do Coupé, a suspensão está rebaixada 15 mm em relação à da Limousine, tornando o Coupé uma proposta muito desportiva quando em combinação com as jantes de 17 polegadas de série.
Interior: generoso, dinâmico e requintado
Do mesmo modo, o interior é uma afirmação da filosofia de design Mercedes-Benz e combina emoção com inteligência. Apesar de transpirar um charme atlético e jovial, o habitáculo também oferece um carácter adulto e maduro. Os ocupantes usufruem de um ambiente que relembra o Classe C Limousine, mas diferente e mais desportivo. A consola central é caracterizada por formas fluidas, tal como os painéis interiores, tanto das portas, como do banco traseiro, fundindo-se de forma suave uns nos outros e destacando o carácter de coupé. As decorações e aplicações individualizadas sublinham e complementam a tonalidade desportiva do habitáculo. Os bancos desportivos integrais foram concebidos especificamente para o Coupé e oferecem grande conforto e atributos desportivos. Adicionalmente e, para maior conveniência, os cintos de segurança são automáticos. A escolha de materiais e acabamentos oferece uma sensação de "fabrico manual", de elevada classe, numa representação moderna do conceito de luxo moderno: funcionalidade desportiva, sem comprometer o conforto e com um estilo requintado.
Com mais 80 milímetros de distância entre eixos, o Classe C Coupé é 95 milímetros mais comprido e 40 milímetros mais largo. Acima de tudo, o aumento do volume do veículo cria mais espaço para o condutor e passageiro dianteiro. Agora, há mais espaço em todos os bancos para os ombros, cotovelos e cabeça.
Destaques individuais
De série, o Coupé possui uma grande variedade de equipamentos. Como alternativa, poderá optar-se pela linha AMG para acentuar ainda mais a personalidade dinâmica do Classe C Coupé. As diferenças situam-se ao nível de componentes como o para-choques e embaladeiras especiais de estilo AMG, grelha de radiador em padrão diamante e pinos cromados e jantes AMG de liga leve de 18 polegadas. Em termos de habitáculo, os destaques da linha AMG incluem toques exclusivos e desportivos, como estofos em pele ARTICO/tecido de microfibras preto DINAMICA com costuras visíveis e contrastantes, volante desportivo multifunções com secção inferior achatada e pedais desportivos AMG. O friso em madeira de freixo preto, em combinação com as aplicações de alumínio no painel de instrumentos e nas portas, destaca e complementa o design interior.
Outra das características atraentes neste modelo é o pack cromado, disponível como opção: este incorpora diversos componentes com molduras em cromado, incluindo o painel de instrumentos, as saídas de ventilação de ar e os manípulos de abertura das portas.
Suspensão – desportiva, ágil e confortável
A suspensão oferece um elevado nível de conforto, com baixo ruído de rolamento e reduzida vibração dos pneus, assegurando uma condução ágil e dinâmica – os pontos fundamentais para uma experiência de condução plena de satisfação.
O novo eixo dianteiro de 4 braços, com a suspensão individual de cada roda desacoplada do conjunto da mola do amortecedor, tem um papel muito importante no comportamento ágil do veículo. Isto permite um eixo de características cinemáticas desportivas, com excelente aderência e elevado apoio lateral. Como resultado, a suspensão responde de forma mais sensível aos movimentos da direcção, oferecendo uma condução mais desportiva e ágil. A suspensão traseira independente de 5 braços permitiu a colocação das rodas traseiras em posição optimizada, oferecendo uma estabilidade superior na condução em linha recta.
De série, o Coupé está equipado com suspensão de aço. Em conjunto com a suspensão pneumática, há duas variantes disponíveis com sistema de amortecimento selectivo, cada uma 15 milímetros mais baixa do que no Classe C Limousine:
• Suspensão confortável AGILITY CONTROL, com caráter desportivo;
• Suspensão desportiva com molas e amortecimento mais rígidos, incluindo sistema Sports Direct-Steer para uma condução ainda mais ágil.
Suspensão pneumática
O Classe C Coupé pode ser equipado opcionalmente com a suspensão pneumática AIRMATIC. O controlo electrónico e contínuo do amortecimento nos dois eixos assegura um sistema com características fantásticas de rolamento e vibração dos pneus, em todas as situações, permitindo ao condutor seleccionar o modo de condução pretendido: desportivo, confortável ou com optimização dos consumos. Para isso, basta seleccionar um dos cinco modos de condução usando o interruptor DYNAMIC SELECT: "ECO", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual". O modo "Individual" permite ao condutor personalizar as afinações da suspensão do veículo. Para um excelente conforto, mesmo com o veículo carregado, a suspensão AIRMATIC também possui uma função de nivelamento automático.
Motorizações eficientes e vigorosas
As potentes e eficientes unidades de quatro cilindros a Diesel e a gasolina, com função ECO start/stop, oferecem todas as performances necessárias para o melhor prazer de condução. Todas cumprem a norma Euro 6. Em comparação com as anteriores, os consumos desceram até 27%.
Inicialmente, estarão disponíveis quatro versões a gasolina para o Classe C Coupé. As potências variam entre os 115 kW/156 cv do bloco de quatro cilindros de 1.6 litros que equipa o C 180, os 135 kW/184 cv ou 155 kW/211 cv do motor de dois litros do C 200 e do C 250, respectivamente, terminando no C 300 que, com os mesmos dois litros de cilindrada, oferece uma potência de 180 kW/245 cv.
As duas versões Diesel possuem unidades também de quatro cilindros e desenvolvimento melhorado, com 125 kW (170 cv) ou 150 kW (204 cv) e equipadas com a tecnologia ambiental SCR (Catalisador de Redução Selectiva) para pós-tratamento dos gases de escape.
Mais leve, mais robusto e mais forte
A construção inteligente e de baixo peso, com maior proporção de alumínio, ajuda a tornar o Coupé mais leve do que o seu antecessor. Os componentes em liga leve incluem os guarda-lamas, o capot e a tampa da bagageira. Simultaneamente, a carroçaria está agora bastante mais rígida e robusta, graças à utilização de materiais de elevada resistência, o que origina um efeito positivo na dinâmica de condução, nos níveis de ruído e na segurança em caso de acidente. Assim, o Coupé segue a tradição da Mercedes-Benz em, não só estar em conformidade com as actuais leis nacionais e internacionais, mas também de cumprir todos os requisitos das instituições regulamentadoras e, ainda, das exigentes normas internas de segurança de veículos em vigor na Mercedes-Benz, que se baseiam em dados recolhidos sobre o que ocorre nos acidentes reais e não apenas em simulações.
Cortando o vento
A Mercedes-Benz é a referência no campo da aerodinâmica e produz veículos com os mais baixos coeficientes aerodinâmicos (Cd) em quase todas as classes de veículos. O novo Classe C Coupé apresenta um Cd de 0,26. Este é um valor líder e, acima de tudo, compensa na condução em estradas nacionais e autoestradas porque, acima de 70 km/h, a resistência aerodinâmica devido à acção do ar é maior do que noutras situações de condução.
Condução semiautónoma e segura, para reduzir o stress
Existem vários sistemas de segurança e de assistência à escolha, todos com base no conceito de Condução Inteligente da Mercedes-Benz. O sistema ATTENTION ASSIST, com regulação da sensibilidade, alerta o condutor caso este revele algum período de falta de atenção ou sonolência e é um equipamento de série. Outros equipamentos instalados de série incluem o sistema COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, que emite alertas acústicos para o condutor a velocidades acima de 7 km/h e o Assistente de Travagem Adaptativa, para ajudar a evitar colisões através do aumento da travagem, de acordo com a situação actual de condução. Caso o perigo de colisão subsista e o condutor não responda, o sistema tem a capacidade de aplicar uma travagem autónoma até uma velocidade de 200 km/h, conseguindo portanto reduzir significativamente a gravidade da colisão com outro veículo que abrande ou esteja parado; na melhor das hipóteses, o sistema consegue mesmo evitar a colisão. Até 50 km/h, o sistema também aplica travagem em resposta a veículos parados, podendo evitar colisões na traseira até aos 40 km/h.
Os novos sistemas de assistência, com funções substancialmente melhoradas, são opcionais e combinam dados recolhidos de vários sensores, que funcionam segundo diversos tipos de tecnologia e, também, de uma câmara estéreo, tudo incluído no conceito de Condução Inteligente, de forma a melhorar o conforto e a segurança. Os sistemas são os seguintes:
• O sistema DISTRONIC PLUS com assistência à direcção e funcionalidade Stop&Go Pilot é um sistema de controlo adaptável da velocidade de cruzeiro, que tem capacidade de regular a velocidade do veículo em linha com a velocidade de outro veículo mais lento à frente, entre 0 e 200 km/h, caso necessário. Do mesmo modo e também disponível entre 0 e 200 km/h, a intervenção na direcção ajuda o condutor a manter-se na sua faixa de rodagem. Adicionalmente, a velocidades inferiores a 130 km/h, por exemplo, nos engarrafamentos ou na condução em proximidade ao veículo da frente, o sistema consegue seguir esse veículo, mesmo que as marcações no pavimento sejam inexistentes ou pouco nítidas, permitindo assim ao condutor seguir o fluxo de trânsito confortavelmente e em segurança;
• Para além de veículos à frente e/ou parados, o sistema de assistência à travagem BAS PLUS também consegue detectar o trânsito em sentido cruzado e aumentar a força da travagem, caso o condutor não aplique os travões com força suficiente; adicionalmente aos veículos em movimento lento, em abrandamento ou parados, os travões PRE-SAFE® conseguem até detectar peões e travar o veículo de forma autónoma, caso o condutor não reaja, evitando assim acidentes até uma velocidade de 50 km/h e atenuando a gravidade das colisões até aos 72 km/h. No fluxo de trânsito, os travões PRE-SAFE® fornecem assistência segundo o mesmo modo de funcionamento, numa gama de velocidades compreendida entre 0 e 72 km/h;
• O Assistente Activo de Faixa de Rodagem também consegue agora evitar a saída não intencional do veículo da sua faixa de rodagem, através da aplicação dos travões de um dos lados, consoante as marcas rodoviárias no pavimento sejam contínuas ou descontínuas e haja risco de colisão, por exemplo, devido a veículos em ultrapassagem, trânsito que circula em paralelo nas faixas adjacentes ou em sentido inverso;
• O sistema PRE-SAFE® PLUS alarga as funcionalidades do conceito de Condução Inteligente para lidar com impactos iminentes na traseira. Esta funcionalidade alerta os condutores que seguem atrás, activando os piscas de emergência traseiros a uma frequência superior e inicia as medidas PRE SAFE® de protecção dos ocupantes, tais como a activação dos tensores reversíveis dos cintos de segurança imediatamente antes do impacto. Se o veículo estiver parado, os travões são accionados para reduzir o impulso para a frente e, consequentemente, reduzir as forças exercidas sobre os ocupantes e o risco de colisões secundárias.
Os diversos sistemas de assistência também incluem:
• Assistente Activo de Estacionamento, que ajuda a estacionar o veículo de forma semiautomática, em lugares paralelos e perpendiculares de traseira à faixa de rodagem, com intervenções activas sobre a direcção e sobre os travões;
• Uma câmara de 360° que permite visualizar o veículo e a área circundante de várias perspectivas, incluindo uma vista virtual de topo, ajudando assim no estacionamento e demais manobras;
• Assistente de Sinalização de Trânsito por câmara e sistema de navegação, com função de indicação de sentidos proibidos e alerta de limites de velocidade e de início/fim de zonas de proibição de ultrapassagem; com este assistente o condutor recebe alertas visuais e acústicos caso sejam detectados sinais de sentido proibido;
• Assistente de Máximos Adaptativos Plus, que permite manter sempre os faróis em máximos, mas sem encandear o trânsito graças à adaptação do feixe luminoso dos máximos.
Airbags para segurança
Adicionalmente aos cintos de segurança de 3 pontos com tensores pirotécnicos e limitadores de força para todos os ocupantes do veículo, os vários tipos de airbag protegem os ocupantes em caso de acidente. Estes incluem:
• Sistemas frontais de protecção: Airbags dianteiros adaptáveis para condutor e passageiro do banco dianteiro, com airbag adicional de joelho no lado do condutor;
• Sistemas laterais de protecção: Airbags de tórax/pélvis para condutor e passageiro dianteiro e airbags de cortina adicionais à frente e atrás, com airbags laterais traseiros disponíveis como opção.
Controlo de climatização com sistema de navegação por satélite
O sistema de ar condicionado do novo Classe C Coupé é eficiente e oferece ar de elevada qualidade. Tal como na Limousine, recorre ao sistema de navegação por satélite para detectar túneis. Assim, quando o veículo entra num túnel, o sistema muda automaticamente para o modo de recirculação e volta a mudar para modo de ar novo à saída do túnel.
Experiência vibrante com o sistema de infotainment
O sistema multimédia de nova geração oferece comandos intuitivos com animações e efeitos visuais. A funcionalidade Frontbass oferece uma experiência de som semelhante a uma sala de concerto – especialmente com o sistema de som opcional Burmester®. O sistema Frontbass utiliza o espaço existente nas travessas e nas embaladeiras da carroçaria como câmaras de ressonância para os altifalantes de graves.
O Sistema de Navegação, que oferece informações de trânsito precisas em tempo real (Live Traffic Information), processa os conteúdos de forma interactiva. Este sistema inclui uma bússola animada, um painel de informações "Drive Show" para os passageiros, semelhante aos painéis de informação de bordo dos aviões e os mapas do Google, tudo isto do ecrã da unidade principal.
Funcionalidades alargadas de ligação em rede, mesmo na versão base
Tudo o que é necessário é um telemóvel compatível com Bluetooth® e ligação móvel de dados activa para dotar o sistema Audio 20 de ligação à Internet. Isto permite navegar na Internet sem restrições com o veículo parado.
Durante a condução, é permitida a utilização das aplicações Mercedes-Benz. O sistema é compatível com a reprodução de conteúdos áudio e vídeo de diversas fontes. O sistema multimédia COMAND Online possui um ecrã de maiores dimensões com resolução de 960 x 540 pixéis, permite a recepção de sinais digitais de TV/rádio e, adicionalmente a muitas outras funções, oferece navegação de processamento rápido por disco rígido, funcionalidade integrada hotspot WLAN e sistema de comandos de voz LINGUATRONIC.
O sistema-base Audio 20, bem como o sistema Audio 20 CD e o sistema multimédia COMAND Online oferecem, todos e de série, uma capacidade básica de ligação mãos-livres para telefone, graças ao interface Bluetooth® integrado.