terça-feira, 11 de agosto de 2015

Evolução, Toda a História da Vida na Terra - Glenn Murphy


Estudar a evolução e a genética é procurar saber mais sobre o mundo dos seres vivos. Traçar a história da vida desde os tempos ancestrais pode dar resultados surpreendentes e este é um livro interessante, seguindo um estilo ao mesmo tempo simples e rigoroso, característico da escrita do autor.

Esta obra de Glenn Murphy, que já tem outros livros publicados pela Gradiva (por exemplo, Irão os Puns Destruir o Planeta? e Porque É Que o Ranho É Verde?), coloca múltiplas questões e fornece as respostas.

Para começar, coloca duas perguntas essenciais – «Como é que surge a vida? O que é, afinal, a vida?» – que servem de base à análise e explicação sobre a evolução, a origem, o desenvolvimento e a extinção das espécies. 

Fornece múltiplos exemplos e comparações direccionadas aos jovens leitores.

Sobre o Autor

Glenn Murphy obteve o grau de mestre em Comunicação de Ciências no Imperial College of Science, Technology and Medicine de Londres. Escreveu o seu primeiro livro de divulgação de ciência, Porque É Que o Ranho é Verde?, quando trabalhava no Museu de Ciência de Londres.

Em 2007 mudou-se para os Estados Unidos, vivendo e trabalhando agora em Raleigh, na Carolina do Norte, com a sua mulher, Heather, e dois gatos invulgarmente grandes e com mau feitio.