terça-feira, 11 de agosto de 2015

A Loura de Olhos Negros - Benjamin Black


Século XX, princípios da década de 1950: em Los Angeles, o detective Philip Marlowe sente-se inquieto e solitário. Nada de novo, portanto. Num desses dias sem história, uma jovem e bonita mulher entra-lhe no escritório. Chama-se Clare Cavendish, é herdeira de uma fortuna feita no mundo dos perfumes, construída por uma família de imigrantes irlandeses, e quer contratá-lo. Pretende que Marlowe encontre um antigo amante, um homem chamado Nico Peterson, que desapareceu. Haverá alguma intenção oculta nesse pedido de investigação? 

O que poderia ser um caso relativamente banal, torna-se um trabalho tão estimulante quanto arriscado para Marlowe. Por um lado, irá sentir-se enfeitiçado pela loura de olhos negros. Por outro, irá envolver-se numa investigação de alto risco para tentar descobrir até onde poderão ir os Cavendish para proteger uma grande fortuna.

Trata-se de um romance de leitura intensa, em que Benjamin Black nos faz regressar ao mundo sombrio e hipnotizante de O Longo Adeus, de Raymond Chandler, e ao seu singular detective Philip Marlowe, uma das personagens mais icónicas e de popularidade mais duradoura da ficção policial.

Sobre o Autor

Benjamin Black é o pseudónimo do prestigiado escritor John Banville, nascido em Westford, na Irlanda, em 1945. Os seus romances ganharam numerosos prémios, incluindo o Man Booker Prize em 2005 (com The Sea). 
Vive em Dublin. A série Quirke, de Benjamin Black, foi adaptada para a BBC e protagonizada por Gabriel Byrne.