O Salão Preto e Prata do Casino Estoril recebe, amanhã, 24 de Novembro, pelas 21 horas, uma Gala de homenagem aos 40 anos de carreira artística de Bonga.
Com o objectivo de proporcionar eventos culturais que suscitem o interesse geral do público, a Associação Cultural Kilombo apresenta este espectáculo, no qual Bonga se propõe interpretar algumas das suas composições mais emblemáticas.
Em noite de celebração, Bonga conta com a performance de artistas portugueses, angolanos e cabo-verdianos que se quiseram associar a esta iniciativa, no ano em que Angola assinala 40 anos de independência. Em palco, estarão nomes como, por exemplo, Yuri da Cunha, Lura, Paulo Flores, Ballet Tradicional Kilandukilu.
O evento será aberto ao público em geral, terá no entanto a presença significativa de figuras institucionais.
Nascido a 5 de Setembro de 1942, em Kipiri, na província do Bengo, a norte de Luanda, José Adelino Barceló de Carvalho passou a assumir o nome Bonga Kuenda ou apenas Bonga, depois de gravar o seu primeiro LP, na Holanda, em 1972, que se intitulou “ Angola 72”. Chegou a viver em Roterdão, na Holanda, passou pela Alemanha, pela Bélgica e França, até se ter radicado em Portugal, país onde internacionalizou os seus sons, tornando-se uma referência da música angolana e no mundo.