segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cromasomos Exposição Interactiva


O que é que as Cores têm que ver com os nossos Sentimentos?

É possível cheirar uma Cor? Ou Tocar uma Emoção?

“CromaSomos: Entre Sentidos, Cores e Sentimentos” vem directamente de Galpões de Arte Alternativa do Brasil e do Mundo para transformar a Galería Giv Lowe, no Cais do Sodré Lisboeta, num verdadeiro Laboratório de estudo dos nossos Sentimentos e Emoções: através dos nossos 5 Sentidos e das Cores.

Entre o dia 19 de Novembro e 5 de Dezembro 2015 o Coletivo CromaSomos e a Galería Giv Lowe convidam-no a aventurar-se numa experiência Sinestésica Interactiva que certamente o fará ver novas Cores em tudo ao seu redor.

Além das instalações dos artistas do próprio Colectivo, entre eles Augustine Leudar, artista Sónico Inglês que já expôs as suas Teias Sonoras nos principais festivais de arte Europeus, o CromaSomos apresentará ainda parcerias com Artistas Locais como Janis Dellarte e David Gonçalves.

O Colectivo lançou ainda um ‘Open Call’ para Performers, Músicos e Artistas Locais em geral, com o desafio de representarem uma Cor com a sua Arte, em noites de Experiências ao vivo que acontecerão durante as três semanas de Ocupação da Giv Lowe pelo CromaSomos.


Sobre o CromaSomos:

O CromaSomos nasceu em Dezembro de 2012, quando o Artista Audiovisual Vixugô (a.k.a. Vitor Moreira), que desde 2008 se ocupava em estudar a relação das Cores e Notas Musicais com os nossos Sentimentos, decidiu juntar outros Artistas de diferentes áreas, como Poesia, Performance, Fotografia, Dança, etc., para ver como é que estas Frequências Electro-Magnéticas se manifestavam em modalidades de arte diferentes.

Com artistas do Brasil, Portugal, Ilhas Maurícias e Inglaterra, o CromaSomos se consolidou e ganhou o apoio do público e de artistas locais Mineiros ao realizar uma ocupação de 2 meses no Galpão de Arte Benfeitoria, em Belo Horizonte, Brasil, entre Maio e Junho de 2015, com instalações interactivas e experiências Sinestésicas ao vivo, que abarcaram desde concertos de rock a experiências Gastronómicas e Saraus de Poesia, que servem hoje de base para a construção desta experiência na Giv Lowe.