sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Viver na sociedade digital


No dia 30 de Novembro, às 19h00, terá lugar, no Goethe-Institut em Lisboa, a primeira palestra da série de conferências "Viver na sociedade digital". Markus Beckedahl, editor do blogue netzpolitik.org, irá conversar com Marisa Matias, Deputada do Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda, sobre o tema "Democracia na era digital". A sessão será moderada por Nicolau Santos.

Cada vez mais, a era digital transforma as nossas vidas. Países e empresas adquirem acesso quase ilimitado às redes sociais, aos dados dos nossos telemóveis e ao nosso correio electrónico, vigiando constantemente a vida dos cidadãos. Graças ao Wikileaks e a Edward Snowden podemos ter uma ideia da dimensão dessa vigilância. Mas teremos também ideia do perigo que ela representa para as nossas democracias ocidentais?

Markus Beckedahl é jornalista e editor do blogue netzpolitik.org. É também organizador da re:publica, a maior conferência sobre internet e sociedade na Europa, membro do conselho de comunicação social da Medienanstalt Berlin-Brandenburg e ex-membro da comissão de inquérito Internet e sociedade digital do parlamento alemão.

Marisa Matias é deputada do Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda. Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é vice-presidente da Comissão especial TAXE (Decisões fiscais antecipadas e outras medidas de natureza ou efeitos similares), coordenadora para o grupo parlamentar da Comissão ECON (Assuntos Económicos e Monetários) e co-presidente do Intergrupo Bens Comuns, entre outros cargos.

Com o objectivo de pensar e debater as condições de vida na era digital, a série de conferências "Viver na sociedade digital" reúne intervenientes das áreas da política, das artes, da cultura e da internet. A questão é comum a todos: como articular a transformação digital em busca de um futuro melhor?

Em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas e a Escola de Artes Visuais Maumaus