segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Plagiar o Futuro no Hangar


No dia 12 de Dezembro, às 19h, inaugura no Hangar, Centro de Investigação Artística a exposição Plagiar o Futuro, que exibe obras da dupla portuguesa João Maria Gusmão e Pedro Paiva, dos brasileiros Letícia Ramos (vencedora do BesPhoto 2014) e Marlon de Azambuja, dos espanhóis Elena Bajo e Jordi Colomer, do francês Edouard Decam e dos artistas italianos Louidgi Beltrame e Rosa Barba.

Com curadoria de Bruno Leitão e Andrea Rodríguez Novoa, Plagiar o Futuro centra-se em práticas artísticas dissidentes nas quais a ficção é usada como ferramenta de debate e de construção social e futuro. A exposição mostra trabalhos que nomeiam eventos e propostas de natureza especulativa, que antecipam o futuro, como se o copiassem ainda antes de este existir e ao mesmo tempo o antecipassem por idealização e projecção. 
A exposição explora a construção social através da ficção e da distopia artística propondo utopias futuras. A investigação recai sobre o modo como a narrativa na literatura e o cinema de ficção científica põem em evidencia a linha ténue que separa utopias e distopias, e em vez de criarem fantasmas, antecipam o que há-de vir.

De 30 de Novembro a 4 de Dezembro, está patente no Hangar a exposição (un)childhood de Maria Lusitano, um video ensaio para dois écrans que aborda os tempos e as vozes da infância. Esta peça é o resultado de quatro anos e meio de trabalho artístico com crianças e adultos que em várias ocasiões se reuniram à volta da câmara para falarem ou viverem a infância.

Ainda durante o mês de Dezembro, estão programados três ateliers para os mais novos, no Mini-Hangar: Viagens Imaginárias pelo Mundo, Jogos de Luz e Era Uma Vez.

Sobre o Hangar 

O Hangar é um Centro de Investigação Artística, um projecto experimental, de reflexão sobre práticas e processos artísticos na área das artes visuais. É um espaço de convergência de diversas áreas e processos criativos contemporâneos e um ponto de confluência de várias geografias, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa. As actividades a desenvolver no Hangar enquadram-se nos seguintes eixos programáticos: Exposições, Residências Artísticas, Programa de Participação (Serviço Educativo) e Programa de Investigação (Seminários e Edição). As actividades são programadas por forma a constituirem um programa integrado, que interliga estes eixos de forma coesa, e no qual cabem também outras iniciativas mais autónomas. O Hangar tem direcção e coordenação de Ana de Almeida (Educativo), Andreia Páscoa (Produção), Bruno Leitão (Curadoria) e Mónica de Miranda (Direcção Artística).