terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sony α7R II e a Buglife revelam os nossos pequenos inquilinos


A nova câmara α7R II da Sony de resolução ultra elevada captou bem de perto alguns dos insectos que poderemos encontrar nas nossas casas este inverno, revelando o mundo ampliado destes nossos pequenos inquilinos

A α7R II da Sony permitiu identificar os dez principais insectos que irão partilhar as nossas casas connosco neste inverno, incluindo a aranha-pernas-longas, a bicha-cadela e a traça.

Esta incrível série de fotografias macro apresenta grandes planos magníficos de algumas das mais ínfimas criaturas que habitam nas nossas casas – tudo graças à resolução ultra elevada da α7R II combinada com a lente macro de 90 mm e com um macro filtro da Sony

Esta fascinante série de imagens macro, da autoria do fotógrafo Mikael Buck, explora o mundo secreto dos mais ínfimos seres do planeta - os invertebrados.

Estes insectos foram captados em grandes planos pela câmara α7R II, combinada com a lente macro de 90 mm e com um macro filtro da Sony, e as imagens incrivelmente detalhadas permitem identificar os seres rastejantes mais comuns, com os quais partilhamos as nossas casas, tais como aranhas domésticas, traças e joaninhas de sete pintas.

A impressionante alta resolução da câmara, aliada à elevada nitidez da lente macro destaca as complexidades destes minúsculos habitantes das nossas casas, revelando o aspecto quase "extraterrestre" destes insectos. Graças à função de ampliação avançada da lente e à resolução de 42,4 megapixéis do sensor da câmara, todos os detalhes que, normalmente, seriam invisíveis a olho nu tornam-se, subitamente, proeminentes, tais como as asas intricadas e os olhos dourados da Crisopa, o par de pinças distintivo da bicha-cadela, a estrutura tipo armadura do bicho-de-conta ou aspernas peludas da aranha doméstica fêmea.


Em parceria com a Buglife, uma organização de beneficência especializada em conservação, foram identificados dez dos insectos que poderemos encontrar nas nossas casas ao longo deste inverno, nomeadamente:

1.Aranha doméstica (espécie Tegenaria )

2.Bicha-cadela (Forficula auricularia)

3.Almirante vermelho europeu (Vanessa atalanta)

4.Crisopa-comum (Chrysoperla carnea)

5.Varejeira azul (Calliphora vomitoria)

6.Traça (Tineola bisselliella)

7.Joaninha de sete pintas (Coccinella septempunctata)

8.Peixinho-de-prata (Lepisma saccharina)

9.Bicho-de-conta (Oniscus asellus)

10. Aranha-pernas-longas (Pholcus phalangioides)

Vanessa Amaral-Rogers, Responsável de Campanhas de Conservação na Buglife comenta: “Os insectos são, frequentemente, considerados vermes ou pragas e não lhes é atribuída a devida importância pelo papel extremamente importante que desempenham no ecossistema. A série fotográfica "O Mundo Secreto dos Insectos" (do inglês, "Hidden World of Bugs and Insects") permite-nos aproximar e contactar com estas criaturas de aspecto quase "extraterrestre" e que não podem ser vistas a olho nu. Os fantásticos pormenores captados nesta série de imagens revela o quão magníficos e belos estes insectos comuns são na realidade, ao invés de apresentá-los como simples bichos rastejantes.”

E acrescenta: “Estas criaturas fascinantes representam algumas das espécies mais comuns que podemos encontrar nas nossas casas durante o inverno e são, também, algumas das mais interessantes. Sendo a estação mais fria, o inverno pode ser particularmente duro para os insectos, que dependem do calor do sol para as suas actividades diárias. Como resultado, é comum que estas criaturas se mudem para as nossas casas. É mesmo possível encontrar algumas a hibernar nas divisões mais calmas das nossas casas, como o sótão ou o alpendre. Por exemplo, as joaninhas podem agrupar-se aos milhares quando encontram um sítio para hibernar. Nos países europeus, tais como em Portugal, estes animais representam apenas uma fracção da fantástica diversidade que existe ao nosso redor.”

Tal como demonstrado nesta série fotográfica, a câmara α7R II da Sony permite, quer aos fotógrafos amadores quer aos fotógrafos profissionais, aproximarem-se bastante dos seus objectos, garantindo uma focagem precisa dos mesmos.

Integrando o primeiro sensor full-frame retroiluminado do mundo, esta câmara oferece uma alta resolução, uma elevada sensibilidade à luz e uma resposta ultrarrápida de focagem automática que é até 40% mais rápida do que a do modelo da câmara α7R original, graças aos 399 pontos AF de detecção de fases. Além disso, a α7R II também permite a gravação de vídeos 4K em múltiplos formatos, incluindo os formatos Super 35mm efull-frame, uma estreia mundial no que toca a câmaras digitais.

Concebida sob medida para grandes planos e retratos impactantes, a lente macro de 90 mm da Sonyoferece uma combinação impressionante entre nitidez e uma desfocagem de fundo incrivelmente suave para produzir imagens ultra nítidas e repletas de detalhes.