terça-feira, 22 de março de 2016

Caixa Ribeira - Homenagem a Fernando Farinha


O Caixa Ribeira é feito de espaços inusitados, grandes fadistas e bonitas homenagens. Para além disso faz sempre questão de enaltecer o Porto, cidade invicta e de grandes e talentosos intérpretes. O que hoje se anuncia é o exemplo perfeito da conjugação destas três características e é composto apenas por fadistas portuenses.

Na Casa do Infante, espaço novidade do Festival, Miguel Xavier, Patrícia Costa, Alexandra Guimarães e Valdemar Vigário irão homenagear Fernando Farinha e no dia seguinte Rosita, Manuel Barbosa, Maria da Luz e António Cerqueira interpretarão Clássicos do Fado. Logo ali ao lado na Cave do Cais da Estiva, oito fadistas do Porto preencherão a programação: Rute Rita, Nádia Bastos, Manuel Salé, Sandra Loureiro, Anita Faria e Eduardo Faria e ainda dois vencedores do Concurso Rádio Festival/Porto Canal. Para finalizar o leque de confirmações anuncia-se também o Fado à Janela com Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues.


No dia 3 de Junho, na Casa do Infante homenagem a Fernando Farinha. Os versos de Farinha, ilustram bem a sua entrega ao Fado. O miúdo da bica, como assim era chamado, criou um espaço que ainda hoje é recordado com muito carinho pelas diversas gerações amantes do Fado. “Eterna amizade”, “Belos tempos”, “Destino marcado” ou “Fado das trincheiras” são alguns dos muitos Fados, que ficaram celebres na voz de Fernando Farinha e que serão recordados na Casa do Infante por três jovens fadistas, Alexandra Guimarães, Miguel Xavier e Patrícia Costa aos quais se junta a experiência de Valdemar Vigário, uma das referências da cidade do Porto.

No dia 4 de Junho, o mesmo espaço receberá alguns dos maiores Clássicos do Fado. Numa época em que o Fado conhece novas sonoridades e novas vozes, recordamos neste espectáculo os temas mais antigos que o tempo não deixou apagar. Rosita e Maria da Luz marcaram uma época onde percorrendo o norte actuavam em salas cheias ao lado de grandes nomes do Fado, Amália Rodrigues, Carlos Ramos, Hermínia Silva e tantos outros. Também Manuel Barbosa e António Cerqueira juntam a sua experiência numa história de fados que irá fazer reviver outros tempos e outras formas mais puras de os interpretar.

A Cave do Cais da Estiva também será recheada de vozes do Norte. No dia 3, actuam Rute Rita, vencedora do Casting Fado 2015 da Rádio Festival para o espectáculo no Coliseu dos Recreios e assídua de várias Casas de Fado do Porto, Nádia Bastos, uma mulher da música, habituada aos palcos, quer na banda onde actua, quer a solo onde o Fado faz parte do seu reportório e Manuel Salé, chegou às mais castiças casas onde se canta o Fado Vadio no Porto. No dia seguinte, dia 4 mais três intérpretes nortenhos, Sandra Loureiro que tal como Rute Rita venceu o Casting fado 2015 rádio Festival para o espectáculo no Coliseu do Porto, Anita Faria que apesar de já ter pisado palcos para interpretar canções, é no fado que mais se evidencia, tendo já inúmeros trabalhos gravados, e actuações por todas as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e Eduardo Pinto que conta já com larga experiência nas lides fadistas interpretando de forma muito característica  o Fado tradicional. A estes nomes juntar-se-á em cada dia um vencedor do Concurso Rádio Festival/Porto Canal.

Situado no Cais da Estiva, o Fado à Janela vai encher as ruas e ruelas da Ribeira com Fado. Nas janelas do típico edifício da Ribeira do Porto, Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues terão nas suas mãos uma Guitarra Portuguesa, uma Viola e um Baixo, respectivamente.