quinta-feira, 31 de março de 2016

Estreias de cinema de 31 de Março de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



The Runner - Factor de Risco

No dia 20 de Abril de 2010, devido a uma falha de um equipamento de segurança, deu-se o maior derrame acidental de petróleo da história, quando a plataforma petrolífera Deepwater Horizon explodiu. O falhanço em reparar e estancar a fuga a 1500 metros de profundidade levou a que o poço debitasse crude, ininterruptamente, durante 78 dias. Este incidente, considerado o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, provocou a morte de onze trabalhadores e o derrame de mais de quatro milhões de barris de crude nas águas do golfo do México resultando numa crise ambiental sem precedentes.
Após este episódio, o congressista Colin Price tornou-se um acérrimo defensor dos direitos dos pescadores da zona costeira de Nova Orleães, no Luisiana. Porém, a sua voz deixou de ser ouvida quando ele se viu envolvido num escândalo sexual que arrasou a sua credibilidade perante todos os que em si confiavam. De casamento desfeito e imagem política denegrida, coube-lhe esquecer os seus problemas pessoais e dar continuidade à missão em que sempre acreditou: fazer com que os prejudicados fossem justamente indemnizados…
Estreia na realização de longa-metragem de Austin Stark – também autor do argumento -, um filme dramático que conta com a participação de Nicolas Cage, Sarah Paulson, Connie Nielsen e Peter Fonda.



Operação Eye in the Sky

A coronel Katherine Powell, oficial da inteligência militar com sede em Londres (Inglaterra), comanda uma arriscada missão para capturar vários membros do grupo terrorista Al-Shabaab, em Nairobi (Quénia). Mas quando, através das imagens conseguidas por drones Powell se apercebe que eles possuem coletes armadilhados que indicam que se estão a preparar para um atentado suicida, os planos mudam e a resolução imediata é abatê-los. As ordens são para bombardear o local onde estão reunidos. Tudo muda quando Steve Watts, o piloto de um dos drones utilizados para reconhecimento, se dá conta de um detalhe perturbador: a existência de uma menina dentro da zona demarcada. Agora, para que possa ser tomada uma decisão, é necessário avaliar questões éticas muito específicas. Para isso, eles vão ter de se apoiar nas deliberações políticas e nas questões legais que possam advir de qualquer das decisões. Mas o tempo escasseia…
Com argumento de Guy Hibbert, um “thriller” psicológico que conta com Gavin Hood (“A Reasonable Man”, “Na Mira do Inimigo”) na realização e com Helen Mirren, Aaron Paul, Alan Rickman, Barkhad Abdi e Phoebe Fox nos principais papéis. 



John From

É Verão. Rita, de 15 anos, vive vacilando entre a doçura da infância e a idade adulta. Certo dia, ao ver uma exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário do bairro onde mora, fica fascinada. A partir desse momento, nada na sua vida será como dantes.
Com realização e argumento de João Nicolau (“A Espada e a Rosa”), este é, segundo as suas palavras, um filme que “procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil. Respeitando os seus códigos particulares, acompanhando-os, a exploração (…) sempre distante daquela que olha a atracção entre uma adolescente e alguém mais velho como uma disfunção psicológica ou um sintoma de doença social. Ao filme e à protagonista não restou por isso outro caminho senão o da constante transfiguração que nos aproxima daquilo que nessa paixão é mais verdadeiro: a beleza.” Os actores Luísa Cruz, António Fonseca, Adriano Luz dão vida às personagens.