segunda-feira, 21 de março de 2016

Terra de milagres


De raízes fortemente portuguesas, os lugares e as personagens de João Felgar remetem o leitor para o universo mágico de Gabriel García Márquez e para a natureza trágico-cómica de Camilo Castelo Branco. Terra de Milagres é um peculiar romance de estreia sobre a vida de uma aldeia que ficou perdida nos mapas de Portugal.

Entre as vidas misteriosas de quatro mulheres e o ambiente místico de um lugar, uma leprosaria ao abandono e uma capela de cristal forrada de vestidos de noiva e pedaços de corpos de cera, emerge uma singular história povoada por personagens e ambientes encantatórios.

Júlia é costureira numa aldeia do interior português. Ao ritmo do pedal da máquina, dedica-se a filosofar sobre a condição feminina e os alçapões que o amor reserva às mulheres. Na mesma aldeia vivem as suas três filhas, educadas entre os discursos apocalípticos da mãe e as novelas cor-de-rosa. Numa noite de temporal o rio invade a aldeia, destrói a ponte que a liga ao resto do mundo, e leva consigo os seis filhos varões de Adelaide, uma das filhas de Júlia. Nessa mesma noite, na antiga leprosaria que existe ali perto, duas velhas assistem a um drama sobre o qual guardam quase duas décadas de silêncio. Quando as águas do rio se acalmam, Luzia de Siracusa, filha de Adelaide, vive os seus primeiros arrebatamentos místicos. Eis o momento dramático que marcará para sempre e de forma inesperada esta Terra de Milagres.