quinta-feira, 24 de março de 2016

Estreias de cinema de 24 de Março de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça

Após os eventos relatados em “Homem de Aço” (2013), o Super-Homem é hoje uma personagem polémica. Enquanto muitos acreditam que é um símbolo de esperança e uma protecção contra os inimigos, outros consideram que é uma ameaça que tem de ser contida. Para Bruce Wayne, o eterno vigilante de Gotham City, o Super-Homem é claramente um perigo para a Humanidade e deve ser combatido. Assim, decidido a destruí-lo, coloca a sua máscara e segue para a cidade de Metropolis onde decide fazer justiça com as suas próprias mãos. Porém, com o Super-Homem e o Batman absortos na sua vingança pessoal, emerge uma nova ameaça colocando o planeta Terra na iminência da total destruição…
Com realização de Zack Snyder (“O Renascer dos Mortos”, “300”, “Watchmen – Os Guardiões” ou “Homem de Aço”), e argumento de Chris Terrio e David S. Goyer, a partir de uma história original de Snyder e Goyer, um filme de acção e aventura que se baseia em duas das mais emblemáticas personagens da DC Comics. O elenco conta com Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Jeremy Irons, Holly Hunter, Laurence Fishburne e Diane Lane. 


Freeheld - Amor e Justiça

EUA, 2005. A agente Laurel Hester pertence ao departamento da polícia de New Jersey. Para além de ser uma profissional respeitada, ela mantém uma relação conjugal com Stacie Andree, 19 anos mais jovem. Mas a tranquilidade da sua vida altera-se quando é diagnosticada com cancro nos pulmões em estado avançado. Plenamente consciente do fim que irremediavelmente se aproxima, Laurel deseja que Stacie herde a casa onde ambas vivem e que receba os benefícios de viuvez para que possa ficar numa situação económica mais confortável. Porém, a relação lésbica não é legalmente reconhecida para efeitos de herança. Decidida a marcar posição e a defender os seus direitos e os da comunidade homossexual, ela vai lutar até ao fim para que a lei seja alterada e Stacie receba o que é seu por direito…
Um drama biográfico baseado na corajosa história de Laurel Hester (1956-2006) – já antes contada no oscarizado documentário de Cynthia Wade – que conta com a realização de Peter Sollett e argumento de Ron Nyswaner. Julianne Moore, Ellen Page, Steve Carell, Luke Grimes e Michael Shannon dão vida aos protagonistas. 


Os Últimos na Terra

Ann Burden, de 16 anos, acredita ter sido a única sobrevivente de uma guerra nuclear à escala planetária. Por uma razão que desconhece, a quinta onde cresceu é o único local que não foi contaminado pela radioactividade. Há mais de um ano que não encontra qualquer ser humano e sua única companhia é um cão. Um dia encontra John Loomis, um cientista que também se julgava sozinho na Terra. Entre eles inicia-se uma relação de cumplicidade que lhes dá uma nova esperança no futuro. Mas essa dinâmica altera-se totalmente quando encontram Caleb, um terceiro sobrevivente da hecatombe. Com os dois homens a lutar pela atenção da rapariga, a confiança quebra-se e os conflitos tornam-se inevitáveis.
Inspirado no “best-seller” homónimo de Robert C. O'Brien, um drama apocalíptico realizado por Craig Zobel (“Obediência”) segundo um argumento de Nissar Modi. Os actores Chiwetel Ejiofor, Chris Pine e Margot Robbie dão vida às três personagens.