terça-feira, 22 de março de 2016

Prémio Literário Fundação Inês de Castro


O júri da 9ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Literário Fundação Inês de Castro ao poeta Armando Silva Carvalho pela obra A Sombra do Mar, por ser a que mais originalidade e qualidade estético-literária apresenta entre as obras publicadas em 2015. 

Publicado pela Assírio & Alvim em 2015, o livro de poesia A Sombra do Mar tem sido elogiado pela crítica e pelos leitores, tendo o Jornal I escrito, no final do ano, acerca desta obra: “Este é um livro exímio na forma como estranha o comum degenerado, em que o peso da idade é propulsor do gesto criativo, conferindo-lhe uma segurança própria para rasgar caminho, entre a sensatez na urdidura do poema e a fulgurância do seu despiste verbal.”

Armando Silva Carvalho nasceu em Olho Marinho, Óbidos, em 1938. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, exerceu advocacia por pouco tempo, optando pelo jornalismo, pelo ensino, pela publicidade e pela tradução. A sua obra tem vindo a ser reconhecida pela crítica e distinguida com inúmeros prémios, como o Grande Prémio de Poesia APE, o Prémio PEN Clube, o Prémio Fernando Namora e o Grande Prémio DST Literatura, para citar apenas alguns. 

O júri do  Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2015, composto pelo Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, Presidente do Júri e Membro de Conselho Executivo da FIC, o Dr. Mário Cláudio, Membro do Conselho Geral da FIC, o Dr. Fernando Guimarães, o Dr. Pedro Mexia e o Dr. António Carlos Cortez, decidiu ainda distinguir o conjunto de obras do autor J.B. Martinho com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2015, um prémio de carreira. Professor Aposentado da Faculdade de Letras de Lisboa, J. B. Martinho foi Leitor de Português nas Universidades de Bristol e da Califórnia, em Santa Barbara e os seus trabalhos têm incidido especialmente sobre a Poesia Portuguesa Contemporânea. 

Esta é já a 9ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, que tem vindo a premiar obras de autores portugueses de reconhecido mérito, como Pedro Tamen (2007), José Tolentino Mendonça (2009), Gonçalo M. Tavares (2011) ou ainda Mário de Carvalho (2013), entre muitos outros. 

O vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro receberá um troféu de prata e pedra, da autoria do escultor João Cutileiro, que simboliza todo o drama e mistério que rodeia o episódio de Pedro e Inês, na cerimónia marcada para sábado, 2 de Abril às 16h, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.