terça-feira, 22 de março de 2016

Estoril Sol volta a instituir Prémios Literários Agustina Bessa-Luís e Fernando Namora


Foi eliminado do Regulamento do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, promovido pela Estoril Sol, o limite dos 35 anos de idade, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores. 

Com a abolição dessa norma considerada restritiva, a Estoril Sol vai ao encontro do desejo manifestado por numerosos candidatos ao concurso, que se viam impossibilitados de nele participarem. Mantém-se, contudo, a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português, “sem qualquer obra publicada no género”. 

Em 2015, o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís foi “Fredo”, de Ricardo Daniel Fonseca Mota, em fase de edição.
Segundo a acta do Prémio, ao escolher “Fredo” o Júri teve em conta a natureza intrínseca de um romance “narrado na primeira pessoa numa linguagem sóbria (…), assente num registo quase confessional”  que  “ acompanha a descoberta que um jovem (Adolfo Maria) vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo,  as suas mágoas e tristezas “.
O Prémio Revelação terá este ano o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, será publicado pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril-Sol. O Júri será presidido por Guilherme D `Oliveira Martins. 


O mesmo Júri será ainda comum ao Prémio Literário Fernando Namora, que volta a ser instituído, também, pela Estoril Sol, e é atribuído regularmente desde 1988.  O Prémio Literário Fernando Namora é reservado a obras de ficção publicadas em 2015 (romance ou novela), de autor português, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores. 

Com periodicidade anual, tem o valor de 15 mil euros. Recorde-se que foi Teolinda Gersão, com o seu romance “Passagens”, a vencedora no ano passado. Na acta, o Júri realçava em Teolinda Gersão “tratar-se de uma obra que foca temas de grande actualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas”.

O prazo previsto para a recepção das obras originais para a 9ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e dos romances publicados para a 19ª edição do Prémio Literário Fernando Namora expira a 31 de Maio.