quarta-feira, 23 de março de 2016

Pedro Santana Lopes e António Vitorino Apresentam Livro Sobre Política


Há muitos anos que em Portugal não se falava tanto de Esquerda e de Direita como nos últimos tempos. Mas será que esta dicotomia ideológica ainda é válida para classificar a posição dos eleitores?

Com prefácio de Pedro Santana Lopes e António Vitorino, a obra Esquerda e Direita em Portugal – consensos, divergências e antagonismos, editada pela Livros Horizonte, pretende responder a esta e outras dúvidas sobre política em Portugal. Os autores Luís Reto e Jorge de Sá, reitor do ISCTE e professor do ISCSP, respectivamente, conduzem-nos através da pesquisa e análise feitas à vida política em Portugal, concluindo que estas ideologias estão bem presentes nos eleitores, não só em Portugal como também na Europa.

O lançamento em Lisboa acontece no próximo dia 29 de Março, pelas 18h00 no Auditório J. J. Laginhas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. A obra será apresentada por Pedro Santana Lopes e António Vitorino.

Sobre os Autores

Luís Reto é, desde Dezembro de 2009, reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, instituição a que presidia desde Fevereiro de 2005. Entre 1979 e 1985 dirigiu o ISPA e entre 1998 e 2004 presidiu ao INDEG-ISCTE. Licenciou-se em Psicologia pelo ISPA, em 1977, e concluiu o doutoramento em Psicologia Social pela Universidade de Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1991, e a Agregação em Marketing no ISCTE, em 2000. Além do ensino e da liderança universitária, desenvolveu uma vasta actividade empresarial e associativa nas áreas dos estudos de mercado, sondagens, formação profissional e responsabilidade social das empresas. As suas publicações incluem algumas dezenas de artigos em revistas científicas e a autoria ou coautoria de mais de uma dezena de livros, dos quais se podem destacar: Liderança e Carisma, Minerva, 1992; O Terceiro Sector em Portugal, Inescoop, 2001; Vox populi, Bertrand, 2002; Porque nos Matamos na Estrada e como Evitar, Ed. Notícias, 2003, e Potencial Económico de Língua Portuguesa, Leya, 2012.
Jorge de Sá é professor do ISCSP (Universidade de Lisboa) e coordenador técnico de sondagens inscrito na ERC, com a direcção de mais de trezentas sondagens políticas editadas em órgãos da comunicação social. É licenciado em Sciences Sociales pela Universidade Livre de Bruxelas (1974), mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela UM de Lisboa e doutor em Gestão – opção Marketing pelo ISCTE-IUL. Desenvolve, desde 1974, atividades docentes e de investigação científica em diversas universidades na Bélgica, Portuga e Brasil. Criou o primeiro painel de opinião português Expresso e o primeiro centro de sondagens de uma estação de televisão (SIC) fora dos EUA.