quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Novo Manual de Investigação


As obras de referência em Portugal para escrever teses têm sido Como se faz uma tese, de Umberto Eco, e Manual de investigação em ciências sociais, de Raymond Quivy e Luc van Campenhoudt, de 1977 e 1988, respetivamente. Mais de 30 anos depois, em plena era digital, a Contraponto publica uma obra que propõe uma atualização das orientações-chave em termos metodológicos: Novo Manual de Investigação, de Gabriel Mithá Ribeiro. 

Assim, para a elaboração de qualquer tese, seja no âmbito de uma licenciatura, de um mestrado ou de um doutoramento, nas áreas que compõem as ciências sociais – ciência política, relações internacionais, direito, antropologia, teoria, sociologia, criminologia, línguas e literatura, história, empiria, economia, psicologia social, estudos militares ou jornalismo – este livro constituirá uma nova e imprescindível referência. 

Novo Manual de Investigação, que chegará às livrarias na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, surge como a atualização fundamental das melhores orientações em termos de métodos e técnicas de investigação, ensinando a aliar rigor científico e originalidade do olhar. Em suma, ensina como fazer uma tese no século XXI.

Sobre o Autor 

Gabriel Mithá Ribeiro nasceu em Moçambique e vive em Portugal. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tornou-se docente do ensino secundário. Posteriormente concluiu o mestrado e o doutoramento em Estudos Africanos, pelo ISCTE-IUL. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e é atualmente investigador integrado do CIEP, o Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP). Lecionou as cadeiras de África Pós-colonial: Sociedade e Política e Métodos e Técnicas [de Investigação] na licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais (IEP-UCP). Tem publicado livros e textos científicos, ensaios e ficção e colaborado na imprensa. É colunista do Observador.