segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Raoul Ruiz – Contra a Ignorância Ficção


“Raoul Ruiz – Contra a Ignorância Ficção” presta homenagem a um dos mais importantes cineastas da história do Chile e um dos grandes mestres do cinema mundial do século XX: Raoul Ruiz.

Raoul Ruiz, um dos mais produtivos cineastas contemporâneos, deixou uma vasta obra que inclui mais de 118 filmes e documentários. Nascido no sul do Chile, membro do governo de Salvador Allende, exilou-se em França na altura do Golpe de Estado.

Através de excertos de filmes, entrevistas e depoimentos, o documentário de Alejandra Rojo retrata este grande mestre do cinema do século XX. Um homem que amou a vida, as aventuras da filmagem e travou uma batalha implacável contra a padronização de imaginários induzida pela máquina de Hollywood.

“Raoul Ruiz – Contra a Ignorância Ficção” traduz a luta incansável de Raoul Ruiz para sair do cinema de lugar-comum, de clichês, do cinema que reproduz a história apenas como uma transposição da palavra escrita, sem levar em conta os mistérios do próprio cinema que o tornam numa arte única. Esses filmes são para Ruiz ficção de ignorância. Estreia Terça, dia 6 de Fevereiro, às 23h45 na RTP2.