terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O primeiro livro em Portugal sobre Segurança Alimentar


Este livro deveria ser de leitura obrigatória, pois, para além de precisarmos de comer, também se impõe que o façamos em segurança. Aqui ficamos a saber como funciona o sistema alimentar mundial e como deixar de cozinhar doenças no fogão lá de casa. Podemos descobrir ainda onde começa a responsabilidade do Governo e onde termina a da indústria alimentar no que toca aos bens alimentares que adquirimos.

Acessível, prático e informado, temperado com muito humor, SABE O QUE ANDA A COMER? traz para a linguagem comum os termos e conhecimentos técnicos apenas trocados entre profissionais da área, para que o consumidor comum coma, prepare e adquira bens alimentares em total segurança. Esta é uma questão de saúde pública, que vai muito para além de saber lavar as mãos — o problema não são os alimentos, mas sim o que fazemos com eles.  A única coisa que nos faz mal é a falta de conhecimento.

Sobre a Autora

Nascida no final dos anos 70, algures entre a Maçã de Alcobaça e a Pêra Rocha do Bombarral, assume-se como uma orgulhosa filha de Agricultores, que cresceu numa pequena aldeia do concelho das Caldas da Rainha. Aos 18 anos mudou-se para Faro, de onde saiu em 2002, licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade do Algarve. Pronta para iniciar a sua carreira profissional, rumou ao Porto, a Lisboa, ao centro de Portugal, ao Alentejo, às Ilhas; cidade a cidade, terra a terra, onde se foi transformando numa auditora, consultora e formadora, feliz e bem-sucedida. Passou por restaurantes, fábricas, matadouros, centrais horto-frutícolas, mercados abastecedores e cadeias de supermercados. Pelo meio, «desenhou» produtos alimentares, alguns dos quais com o seu próprio nome, tentou melhorar outros tantos e rotulou muitos outros. Dinâmica e empreendedora por natureza, em 2014 decidiu voltar à escola, desta vez à Católica Lisbon School Business and Economics, para estudar Gestão de Vendas, em Lisboa. Actualmente, divide o seu tempo entre a Europa, Médio-Oriente e Ásia.  E porque entende que o conhecimento nunca é demais, encontra-se neste momento a melhorar os seus conhecimentos de nutrição integrada, no Institute for Integrative Nutrition (IIN), em Nova Iorque.