quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Estreias de cinema de 22 de Fevereiro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Eu, Tonya

Desde muito cedo que Tonya Harding revelou um extraordinário talento para a patinagem. Essa aptidão, aliada a uma prática diária intensiva com a treinadora Diane Rawlinson, fez dela uma das mais brilhantes patinadoras no gelo de todos os tempos. Aguentando maus-tratos e humilhações por parte da progenitora – uma mulher autoritária e ambiciosa que esperava enriquecer à custa do sucesso da filha – e, mais tarde, de Jeff Gillooly, o homem com quem casou aos 18 anos, a atleta acaba por sofrer pressões de vários tipos. A um mês das Olimpíadas de Inverno de 1994, Tonya se vê envolvida num escândalo com a sua compatriota e rival Nancy Kerrigan. Esse terrível incidente, que fez manchetes nos jornais de todo o mundo, marcou o princípio do fim da sua carreira...
Estreado no Festival de Cinema de Toronto, um drama biográfico em estilo "mockumentary" (falso documentário) escrito por Steven Rogers e realizado por por Craig Gillespie ("Noite de Medo", "O Rapaz do Milhão de Dólares", "Horas Decisivas"). Margot Robbie (que também produz) dá vida à protagonista; Allison Janney, Bobby Cannavale, Julianne Nicholson, Caitlin Carver, Sebastian Stan completam o elenco principal. "Eu, Tonya" recebeu três nomeações para os Óscares: melhor actriz principal e secundária (Robbie e Janney, respectivamente) e melhor edição. 



12 Indomáveis

Em 2001, logo após os atentados de 11 de Setembro, uma equipa de soldados de elite das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, em colaboração com a CIA e a Força Aérea, segue missão no norte do Afeganistão. Depois de entrarem secretamente no território, estes homens tornam-se responsáveis por colocar em prática uma missão ambiciosa: convencer o comandante Abdul Rashid Dostum, um importante membro da Aliança do Norte (ou Frente Islâmica Unida para a Salvação do Afeganistão, uma organização político-militar criada pelo Estado Islâmico do Afeganistão com o fim de unir diversos grupos afegãos contra os taliban) a confiar neles como seus aliados. O objectivo é unir forças e conhecimentos das diversas tropas para capturar dois dos mais importantes inimigos comuns: Mohammed Omar, líder dos taliban; e Osama bin Laden, o terrorista que chefiava a Al-Qaeda.
Com argumento de Ted Tally e Peter Craig, um drama de guerra realizado por Nicolai Fuglsig ("Exfil") que tem por base a obra de não-ficção "Horse Soldiers", escrita por Doug Stanton. Os actores Chris Hemsworth, Michael Shannon, Michael Peña, Navid Negahban, Trevante Rhodes, Geoff Stults, Thad Luckinbill, William Fichtner e Rob Riggle dão vida às personagens. 



O Nosso Último Tango

Os argentinos María Nieves Rego e Juan Carlos Copes foram amantes, cúmplices e parceiros na mais internacional dança do seu país. Os seus caminhos cruzam-se em 1948, eram eles adolescentes e, durante os quase 50 anos que dançaram juntos, apaixonaram-se, odiaram-se, divorciaram-se e reconciliaram-se para se separarem novamente, sem que isso impedisse o sucesso das suas actuações. Neste filme, María e Juan Carlos, ambos já na casa dos 80, contam as histórias que viveram juntos a um grupo de jovens bailarinos e coreógrafos de Buenos Aires. À medida que a conversa se desenrola, o grupo vai transformando as suas recordações em belíssimas coreografias…
Um documentário musical sobre a vida do mais famoso par de dançarinos de tango argentino, assinado pelo documentarista German Kral ("Música Cubana", "El Último Aplauso"), segundo um argumento seu e de Daniel Speck.