segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Talkfest - International Music Festivals Forum


A 7ª edição do Talkfest - International Music Festivals Forum ocorrerá integralmente em Lisboa, nos dias 15 e 16 de Março de 2018, e é agora anunciada toda a sua programação: conferências (com keynote speakers internacionais), apresentações (profissionais/ científicas), seminários, documentários, job fair, assim como os respetivos moderadores e oradores presentes nas mesmas. Uma edição com mais oradores internacionais e pontos de programação em simultâneo, existindo quase sempre quatro salas em funcionamento permanente.

Faltam apenas 5 semanas para o Talkfest'18 podendo a partir daqui aferir o que quer ver e fazer ao longo dos dias. O primeiro dia é dedicado aos Iberian Festival Awards e o segundo, além da programação no interior dos auditórios, terá momentos de networking, ativações de marca e duas novidades este ano: exposições e uma afterparty.

Os oradores presentes nesta edição trabalham a nível nacional e internacional diretamente na gestão de festivais e na criação de formas de sucesso para os seus artistas e no conforto e informação para o público que os frequenta sendo testemunhos atuais e modernos para um novo paradigma desta tipologia de eventos que virá nos próximos anos. Houve a preocupação também de trazer a discussão a indicação de números que permitam elucidar aquilo que são as tendências de trabalho nos profissionais que interferem na esfera desta área de negócio. Para além disso, traz-se para a frente do palco temas como bilhética (e as novas virtudes e problemas), a música portuguesa, as adaptações da futura remodelação da lei da Segurança Privada e em como isso afetará os festivais e o que fazem as marcas para aumentar a sua notoriedade, o futuro do entretenimento cultural, a ativação de marca num festival para obter notoriedade ou a internacionalização da música portuguesa.


A 3ª edição dos Iberian Festival Awards (22 categorias com vencedores ibéricos e nacionais + 1 excellence award + live acts: Whales, Madrepaz, quartoquarto e Desakato) já tem também os seus primeiros finalistas anunciados, em algumas categorias decididas pelo público. Estes prémios servem para reconhecer, apoiar e premiar: festivais de música; festivais culturais (e.g. cinema, teatro, gastronomia); media partners; artistas musicais e empresas que prestaram serviços ou se ativaram nos festivais ao longo do ano de 2017. Os Iberian Festival Awards são o único reconhecimento ibérico dedicado aos festivais, sendo uma referência importante com a evolução do setor. Este evento dedica-se a promover, valorizar e celebrar todos os profissionais, parceiros e artistas responsáveis pelo seu desenvolvimento, crescimento e melhoria.

Pela primeira vez, existe no Talkfest um "Encontro Ibérico de promotores e equipas de trabalho em festivais", num momento de acesso exclusivo e fechado a responsáveis de 30 entidades de Espanha e Portugal. Um momento que se quer percussor de normas de cooperação a dois anos, discutindo-se as problemáticas atuais em cada país, a contratação de artistas e as relações entre pares (competidores).

A exposição é fotográfica e é dedicada ao "Poder dos festivais". Uma mostra de 21 festivais portugueses, que conseguem ser definidos apenas por um momento e registo fotográfico.