terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Pedro Vaz lança "Manual de Canções"


O músico Pedro Vaz apresenta “Manual de Canções”, que chega às lojas e plataformas digitais no dia 2 de Março, novo álbum produzido pelo próprio compositor e Fred Ferreira, reconhecido baterista e produtor português, desde Buraka Som Sistema a Orelha Negra. “Foi Sorte ou foi Azar” é o single de apresentação, uma música orelhuda sobre as questões de amor, pop cativante como as restantes deste álbum, um verdadeiro manual de como tratar a canção popular. O concerto de apresentação é dia 1 de Março, às 21h, no Teatro Gil Vicente, Cascais.

Pop, rock ou folk? “Para Mim Tanto Me Faz”, podia responder Pedro Vaz, aproveitando a sua composição mais popular, escrita para os D’ZRT no contexto da novela da TVI, Morangos Com Açúcar. O álbum “Manual de Canções” beneficia desta prática na arte de fazer canções pop e alia-se a uma sensibilidade própria do compositor que é colaborador de nomes incontornáveis da música portuguesa, como Rita Guerra, André Sardet, Os Anjos e Tozé Brito. Foi mesmo com este último que Pedro Vaz produziu e idealizou o lançamento de “Memórias de Amor” neste mês de Fevereiro, o álbum que celebra os 50 anos de carreira de Tozé Brito.

Em 2009, o músico lançava o primeiro álbum solo, “Tudo que Acontece”, e apresentava duas músicas para as próximas edições do Festival da Canção. Se ocorreu este hiato de quase dez anos de novas edições, foi porque Pedro Vaz esteve ativo no núcleo dos bastidores da música popular portuguesa, a compor para os D’ZRT, e outras bandas dos Morangos Com Açúcar como FF e 4Taste, e em nome próprio para outras novelas da TVI, com exemplos célebres em “Preso em mim”, “É melhor assim”, “O meu ponto final” e “Só quero ser eu”. Porém, foi com Os Anjos, dupla de Sérgio e Nelson Rosado, que recebeu maior exposição em nome próprio, com quem fez as primeiras partes da digressão de 2010, em 35 concertos espalhados pelo território nacional.