quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Estreias de cinema de 1 de Fevereiro de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Patrulha de Gnomos

Catherine e Chloë, mãe e filha, vêem-se obrigadas a mudar de casa. A moradia onde passam agora a viver, para além de enorme e decrépita, está atafulhada de gnomos de jardim, algo que a torna agradável mas, simultaneamente, um pouco assustadora. É então que Chloë, juntamente com Liam, um rapaz da sua idade que mora na casa ao lado, descobrem que cada uma daquelas pequenas estátuas de gesso tem vida própria. E a sua função naquela casa não é algo que se possa desprezar: eles protegem os humanos dos perigosos troggs, umas criaturas vindas de outra dimensão que ali chegam através de um portal. Quando se apercebem da importância da missão dos seus novos amigos, Chloë e Liam resolvem juntar-se a eles e assim impedir que os troggs destruam todo o planeta Terra.
Uma comédia de animação computadorizada para toda a família, realizada por Peter Lepeniotis ("O Gangue do Parque") e Shelly Shenoy (actriz que aqui se estreia como realizadora), segundo um argumento de Michael Schwartz e Zina Zaflow. Na versão original, as vozes pertencem a Becky G, Josh Peck, Olivia Holt, George Lopez e David Koechner; na na versão dobrada em português, Aurea e Diogo Piçarra emprestam as suas vozes às personagens principais. 



A Forma da Água

Início da década de 1960. Elisa Esposito é uma rapariga muda que trabalha como empregada de limpeza num laboratório de segurança máxima em Baltimore, EUA. A sua vida altera-se quando ali chega um humanóide anfíbio capturado nos mares da América do Sul que é mantido em cativeiro e usado em vários testes laboratoriais. Com o passar do tempo, Elisa começa a afeiçoar-se a ele e entre os dois surge algo muito parecido com amor. Quando os cientistas decidem usá-lo como cobaia num programa espacial, ela resolve salvá-lo. Para isso, terá a ajuda de Zelda e Giles, os seus mais fiéis amigos…
Com realização do mexicano Guillermo del Toro ("O Labirinto do Fauno"), segundo um argumento seu e de Vanessa Taylor, conta com Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins e Octavia Spencer nos papéis principais. Distinguido com o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e dois Globos de Ouros nas categorias de Melhor Filme e Banda Sonora, "A Forma da Água" recebeu também o prémio Darryl F. Zanuck para melhor filme do ano, o galardão máximo do Sindicato de Produtores de Hollywood (PGA - Producers Guild of America). Está ainda nomeado para 13 Óscares, entre eles para melhor realizador, filme, actriz principal, actriz e actor secundários e argumento original. 



Loveless - Sem Amor

Depois de mais de uma década de vida em comum, Boris e Zhenya (Alexey Rozin e Maryana Spivak) atravessam um doloroso processo de divórcio. A prendê-los está apenas a mágoa, a raiva mútua e Alyosha (Matvey Novikov), o filho de 12 anos, que nunca foi desejado ou verdadeiramente amado por nenhum deles. Boris e Zhenya estão ansiosos por abandonar o casamento e recomeçar a sua vida: ele com a nova namorada; ela com seu parceiro rico. Nenhum parece importar-se com a tutela de Alyosha. Até que, um dia, o rapaz desaparece sem deixar rasto…
Nomeado para o Óscar de Melhor Filme, uma história dramática que, tal como o nome indica, fala sobre o vazio de afectos. A realização cabe ao multipremiado cineasta russo Andrey Zvyagintsev, responsável por "O Regresso" (2003), que lhe valeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza; "Elena" (2011), Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes; ou "Leviatã" (2014), que ganhou o Prémio de Melhor Argumento em Cannes, venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e foi nomeado para um Óscar na mesma categoria.