segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Saudáveis e à Portuguesa


Carne de porco com castanhas, cozido à portuguesa, chanfana, tamboril com batata a murro, açorda de grão com bacalhau ou papas de milho com sardinhas estufadas são algumas das 30 receitas presentes no livro Saudáveis e à Portuguesa, que chega no dia 23 de fevereiro às livrarias portuguesas. Este livro apresenta um conjunto de receitas tradicionais que refletem a identidade cultural portuguesa de uma forma saudável do ponto de vista nutricional, uma viagem gastronómica pelo que de melhor há de Norte a Sul do país saboreando os pratos sem qualquer sentimento de culpa. 
As receitas seguem o padrão alimentar mediterrânico e estão todas validadas cientificamente em termos nutricionais, apresentando um perfil alimentar invejável, que contribui para uma vida mais saudável. Os pratos de pescado destacam-se em relação aos pratos de carne, fazendo jus ao facto de os portugueses estarem entre os povos do mundo que mais peixe consome. 
Saudáveis e à Portuguesa resulta do projeto Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender! (www.nutriciencia.pt), um projeto de investigação/intervenção desenvolvido pela Universidade do Porto, que contou com mais de 40 Misericórdias, 3000 crianças e 1500 famílias para selecionar as 30 receitas que agora constam neste livro. Através de um programa de culinária transmitido pela RTP1, que contou com o chef Hélio Loureiro e com a nutricionista Patrícia Padrão, foi ainda possível que as famílias portuguesas ficassem a conhecer o projeto, levando a mais casas este estilo de cozinha saboroso, tradicional e equilibrado.