quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Sweet home Europa


Sweet home Europa, com texto de Davide Carnevali e encenação de João Pedro Mamede, estreia a 8 de Março na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II. Mais um espectáculo integrado no Ciclo Portugal em vias de extinção, que terminará a sua carreira a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.

De onde vimos e para onde estamos a ir? O abismo da relação entre dois seres humanos é a fronteira entre os países. Nesta fábula, o amor é o ato político que calibra o bem-estar económico da comunidade; cada indivíduo, a memória de um povo; o capital, o prato na mesa.

Sweet home Europa é um projeto da Europa em crise – sentimos o tremor da sua estrutura e é-nos revelada a sua singularidade. Davide Carnevali descreve o extremo em que a Europa se encontra, o crepúsculo, talvez o sítio de onde podemos ver melhor de onde vimos e para onde estamos a ir, numa visão cáustica do sonho Europeu.

O espectáculo seguirá depois em digressão pelo país, através da Rede Eunice: 6 Abril - Teatro de Vila Real; 14 de Abril - Centro Cultural Gil Vicente (Sardoal); 26 de  Maio - Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal); e 30 de Junho - Teatro Municipal de Portimão.