sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

«Na Memória dos Rouxinóis» é o regresso de Filipa Martins


Depois de confirmar a sua escrita inovadora com Mustang Branco, Filipa Martins regressa com uma inesperada e sensual narrativa. Na Memória dos Rouxinóis, que chega às livrarias esta sexta-feira, é uma viagem à memória dos homens e à magia da recordação, da matemática e dos números primos. No romance, um matemático galego encomenda a sua biografia antes de morrer, numa odisseia em torno das memórias, onde biógrafo e biografado cruzam as suas lembranças, vendo no arrependimento outra forma de lidar com as recordações. 
Romance extraordinário e ritmado, de uma leveza surpreendente e com um desfecho imprevisível, este é também uma reflexão sobre o curso da vida, que não trata apenas do esquecimento ou da lembrança, mas sim das confissões no final da vida. 

Sobre a Autora

Filipa Martins nasceu em Lisboa, em 1983. É jornalista desde 2004, tendo colaborado em publicações como o Diário de Notícias, Notícias Magazine, Evasões e jornal i. Recebeu o Prémio Revelação em 2004, na categoria de Ficção, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com Elogio do Passeio Público, o seu primeiro romance, publicado em 2008.
Obteve ainda o Prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias com o conto «Esteira». Em 2014 publicou pela Quetzal o seu romance Mustang Branco. Atualmente é jornalista freelance.