quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Revista "Egoísta" comemora 18 anos


Com uma posição ímpar no panorama editorial, a revista “Egoísta”, publicação da Estoril Sol, produzida e editada pela 004, celebra 18 anos e continua a angariar prémios: foi distinguida com o 1º Prémio no Concurso Criativo Antalis 2017. A edição premiada é a número 60, dedicada ao tema Política.

Com esta distinção, a revista “Egoísta” obtém, em 18 anos, o seu 83º prémio, tendo sido já reconhecida a nível nacional e internacional nas áreas do jornalismo, design, edição, criatividade e publicidade, o que a torna numa das publicações mais premiadas de Portugal e da Europa.

No caso do prémio Antalis, importa dizer que o objectivo desta competição criativa é a de premiar a melhor criação impressa em papéis reciclados e/ou criativos da gama Antalis. Para esta capa, a escolha da 004 recaiu sobre o papel Curious Matter Adiron Blue 270g, demonstrando, assim, que a selecção de um papel é, por si só, um acto criativo.

Recorde-se que, esta edição da revista “Egoísta” tinha sido já distinguida na cerimónia dos Papies 2017 com um Grande Prémio na categoria de Revista.

Na edição premiada da “Egoísta” Mário Assis Ferreira assina o editorial que explana na exactidão o que a política é. Por sua vez, a editora, Patricia Reis, sublinha que “Tudo começa com um poster de grande dimensão que revela o que a Assembleia da República pode ser um dia. Segue-se uma entrevista ao Primeiro-Ministro, António Costa, onde se fala sobre cultura, oposição (“a oposição que se governe”), futuro e não se refere uma única vez a palavra geringonça”.

O mundo no internacional é visto por Paulo Portas, sendo, ainda, expressas as ideias de Daniel Oliveira, Ana Placido, Adolfo Mesquita Nunes, Maria Manuel Viana, Eduardo Pitta, Michelle Obama, Rui Patrício, Ana Saragoça e João Gomes de Almeida. Na ficção destacam-se os contributos de Dulce Maria Cardoso, Bruno Vieira Amaral, Patrícia Portela, José Luís Peixoto, Carlos Domingues e um conto em exclusivo para a Europa da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie”.

No ensaio é de registar os contributos de Paulo José Miranda e Plínio Fraga. A grande reportagem de memória, recuperando notas de 2006, é de Filipe Santos Costa. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa não faltou à chamada e está presente através de um portfólio de João Porfírio. A “Egoísta - Política” recorda, também, o funeral de Fidel Castro pela mão de João Pina e revela momentos africanos com Ralph Ziman. Entre outras preciosidades destacam-se, ainda, um poema inédito de Manuel António Pina, escrito para uma das filhas no momento em que chegou aos 18 anos, um poema sobre a liberdade e o que isso acarreta.