terça-feira, 26 de junho de 2018

Coreografia comovente e explosiva sobre África no Teatro Viriato


Inspirado em Fela Kuti, compositor, saxofonista, ativista político, inventor do Afrobeat, opositor aos governos repressores em África e criador de uma comuna revolucionária, Kalakuta Republik é um espectáculo de Serge Aimé Coulibaly que funde música, dança e a revolução africana, e que sobe ao palco do Teatro Viriato no dia 7 de Julho.                   

Apesar de se inspirar em Fela Kuti, este espetáculo não é uma biografia, mas sim uma coreografia comovente de como a arte interfere com a política. Kalakuta Republik é um estudo coreográfico emocionante de como o envolvimento artístico pode interferir a nível político.

Seis bailarinos em palco imóveis. Quando um sétimo se junta ao grupo, tem início uma explosão enérgica e uma marcha imparável, uma espécie de metáfora furiosa que revela uma intensa vontade de viver. O palco começa assim a parecer-se com o Shrine, espaço mítico e mágico, meio templo, meio discoteca, onde o nigeriano Fela Kuti costumava cantar a sua esperança e a sua revolta, depois de rezar com a sua audiência.

Kalakuta Republik é um pedaço de África sem clichés, um espectáculo imperdível.

O Teatro Viriato é uma estrutura cultural de programação e produção de artes do palco, sediado em Viseu, gerida pelo Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica (estrutura financiado pela DGArtes e Município de Viseu).  A programação regular inclui, música, teatro, dança, novo circo, atividades pedagógicas e residências artísticas. É também, desde 1999, o espaço de residência permanente da Companhia Paulo Ribeiro.