segunda-feira, 25 de junho de 2018

Curadoria Orelha Negra no MEO Sudoeste


A Curadoria Orelha Negra está de regresso ao MEO Sudoeste. No dia 9 de Agosto, leva ao MOCHE Ring o bom gosto de uma das maiores referências da música nacional. Cálculo, DJ Kronic, Estraca, Harold & Nasty, Phoenix RDC, Mike El Nite e Suspect provam isso mesmo e são os nomes escolhidos para animar mais uma noite imperdível.

Cálculo é um nome obrigatório quando falamos de hip hop feito em Portugal. O rapper e produtor da editora FADED conta com mais de uma década de carreira na cena urbana nacional. Depois de deliciar os seus ouvintes com o seu primeiro álbum, “A Zul”, editado em 2015, volta agora em força com um novo trabalho em mãos, "Tour Quesa", um disco antecipado pelos singles “Salvar o Mundo”, "Saíste" e “Estrelas”. Aclamado como um dos produtores mais influentes a nível nacional, já produziu para artistas de renome, tais como GROGNation ou Mundo Segundo. O show de Cálculo é uma multiplicação de emoções fortes, que vão certamente sair a dobrar no MOCHE Ring, dia 9 de Agosto.

DJ Kronic é um dos nomes mais experientes do hip hop português. Os seus trabalhos enquanto produtor estão na história do hip hop nacional, graças à sua versatilidade e a um conhecimento que vai além do hip hop, passando por outros géneros musicais. Nasceu em Paris, fez-se homem em Portugal e estudou música em Nova Iorque - o resultado só poderia ser uma música capaz de abraçar o mundo. Esteve presente no boom do rap em Portugal e foi responsável por algumas mixtapes pioneiras em território nacional. “Projecto Inoxidável”, o grupo TWA e o supergrupo Madvision, com Sam The Kid, Tekilla, DJ Link e Kacetado, são algumas das marca de Kronic. Nos últimos anos, Kronic tem sido o DJ oficial de Regula e em 2016 editou “Rockaz”, um álbum de reggae e dub, a provar todo o ecletismo da sua música.

Nascido em 1997 no bairro da Musgueira, Estraca é a mais recente promessa do hip hop português e uma lufada de ar fresco no universo musical nacional. Estraca mostrou-se pela primeira vez com a mixtape “Ouve e Respeita”, reafirmando a sua presença logo depois com “Histórias”. Em 2016 aparece o seu primeiro trabalho em formato físico, “Compilação”, e em 2018 lançou o seu segundo álbum, um disco homónimo. “Estraca” conta com produções de Madkutz e Charlie Beats, e é um álbum cheio de consciência social, onde o jovem aborda temáticas e problemas tão presentes no quotidiano como o cancro, bairros sociais, desemprego, a corrupção e a política. É mais umas das escolhas da Curadoria Orelha Negra para o MOCHE Ring do MEO Sudoeste.

“Indiana Jones” e “Adrenalina” são os dois primeiros trabalhos de originais de Harold e Nastyfactor dos GROGNation. Depois do tremendo sucesso do coletivo, estes rapazes de Mem Martins não deixaram os seus créditos por mãos alheias e preparam agora, pela primeira vez, um concerto conjunto no MEO Sudoeste. Harold tem em “Indiana Jones” um dos melhores discos de hip hop de 2016. Com colaborações de nomes como Bispo, Mundo Segundo ou do seu “irmão” Papillon, este é um disco cheio de groove e melodias urbanas. O ano de 2018 trouxe a estreia de Nastyfactor com o EP “Adrenalina”. Rimas e mais rimas em sete faixas absolutamente surpreendentes, como podemos ver pelos singles “Prontos ou não” ou “Escáfia”. No dia 9 de Agosto, o MEO Sudoeste vai ver estes dois artistas em conjunto no MOCHE Ring.

“Não sofra mais, rebuçados peitorais Dr. Bayard” podia ser um anúncio moderno do tão conhecido rebuçado português, mas é o primeiro avanço do novo trabalho de Mike El Nite. Mike El Nite volta ao ativo com mais um tema recheado de wordplay e sátira sem descurar as referências à cultura portuguesa, acompanhado por Finix MG, a quem está associado desde os tempos da Astro Records, e Sippinpurpp, fenómeno ovarense da nova escola do trap nacional. Este é o primeiro passo para um novo trabalho, com saída prevista para 2018. Depois do muito aclamado "Justiceiro", um dos melhores álbuns de hip hop português dos últimos tempos, Mike El Nite mantém o seu estilo mas aborda novas sonoridades e novas temáticas neste trabalho surpreendente e inovador. Estas novidades prometem aquecer a noite com a Curadoria dos Orelha Negra.

Phoenix RDC é Ydalo Carvalho nascido em Angola e criado na Linha da Azambuja, mais propriamente em Vialonga (Icesa), é já um nome incontornável do hip hop nacional. Há vinte anos na cultura hip hop, o músico conta já com cinco álbuns, o último intitulado “American Express”. Este disco foi considerado pela crítica como um dos melhores discos de hip hop do ano 2017, um registo em que revela toda a sua maturidade e versatilidade enquanto artista. Com uma enorme base de fãs, Phoenix é um dos rappers mais ouvidos em Portugal e tem colaborações com Valete, Regula, Wet Bed Gang, DYNAMIC DUO, BeatBombers, DJ Ride, Kosmo, entre muitos outros. Phoenix RDC vai estar no MOCHE Ring, no dia 9 de Agosto, para mostrar todo o seu talento.

A ambição de Suspect é muito simples: ser o melhor em tudo o que faz. E isso não é apenas a habitual bravura que vem do rap, estilo combativo por natureza, trata-se mesmo de um impulso interno que lhe permitiu ultrapassar as dificuldades da vida, incluindo a prisão, e estar pronto para conquistar o mundo a partir do coração da música urbana londrina. Apesar das boas notas a matemática, Suspect acabou por perceber que a música era o caminho redentor por onde seguir. Aclamado pela crítica e pelos seus pares, comos Kenny Allstar, Giggs e Chipmun, Suspect é um dos rappers mais promissores do mundo. “Still Loading” viu a luz do dia em 2018 e é o primeiro disco do rapper. A Curadoria Orelha Negra vai trazê-lo ao MEO Sudoeste dia 9, no MOCHE Ring.