segunda-feira, 18 de junho de 2018

De portista para portistas, eis o livro de um grande talento do humor português


Tornaram-se famosas as suas participações nas galas de atribuição dos Dragões de Ouro, do Futebol Clube do Porto. Numa delas, em Outubro de 2017, talvez antecipando a alegria da conquista do campeonato, fez Sérgio Conceição chorar de tanto rir. O humor portista de Joana Marques dá agora origem a um livro, intitulado O Meu Coração Só Tem Uma Cor, que aborda os grandes momentos da história do clube, até à conquista do último campeonato, e chega às livrarias a 22 de Junho, com chancela da Contraponto.

O prefácio é de Pinto da Costa e o presidente do clube elogia-lhe não só o bom gosto e o talento, mas chama-lhe também dragona e «uma espécie de Rui Barros», por não ter «estatura para um combate muito físico», mas ser capaz de reagir «sempre em grande velocidade e com muito humor, o que também define e distingue os mais inteligentes».

Joana Marques é indiscutivelmente um dos grandes talentos do humor português e o seu portismo é inversamente proporcional ao seu tamanho. Neste livro que parece um jogo, ilustrado pelo também portista Pedro Vieira, Joana Marques vai do primeiro ao nonagésimo segundo minuto – aquele em que os jogos se decidem a favor dos dragões – jogando sempre à Porto. Fazem parte da sua equipa nomes incontornáveis da história do clube – de João Pinto a Vítor Baía, passando por Domingos Paciência, José Maria Pedroto, Jardel, Hulk, Madjer, José Mourinho, Fernando Gomes, André Villas-Boas, Rui Barros, Sérgio Conceição e, claro, o inevitável Marega, sem esquecer craques como Iván Kaviedes ou Lucas Mareque. E é com eles que Joana Marques revisita de forma divertida grandes momentos da história do clube – das vitórias na Liga dos Campeões e na Taça Intercontinental, passando pelo Penta e pelo inevitável 28.º título de campeão nacional, conquistado no sofá, a 5 de Maio de 2018.

Um livro que pode ler-se como quem vê um jogo de futebol, mas com menos nervos, porque está garantido que nele, em todas as páginas, o Porto vence.

O lançamento do livro acontecerá no Museu do Futebol Clube do Porto, a 21 de Junho, às 18h30, com participação de vários notáveis portistas, como Francisco José Viegas ou Manuel Serrão, entre outros nomes.