sexta-feira, 22 de junho de 2018

Viagem no tempo transporta Tomar à Idade Média


Entre 5 e 8 de Julho, Tomar regressa à Idade Média e convida quem a visita para, durante quatro dias, entrar na máquina do tempo e ser transportado ao séc. XII. A Festa Templária transforma a cidade num autêntico burgo medieval, com cavaleiros templários, artesãos, mercadores, saltimbancos, malabaristas, entre muitas outras personagens. Esta é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com várias entidades da região.

A Festa Templária constitui uma verdadeira aula de história viva, onde é possível perceber como aconteceram alguns episódios que marcaram o país. É o caso da Recriação do cerco de 1190 ao Castelo Templário, que retrata a mestria dos cavaleiros ao travar o forte contra-ataque dos muçulmanos. Esta recriação é apresentada por várias dezenas de atores e figurantes, muitos dos quais são nabantinos.

Outro ponto alto da Festa Templária é o Cortejo Noturno, no sábado, 7 de Julho, que reúne as várias personagens históricas, num percurso pelas ruas do centro de Tomar. O cartaz não fica completo sem os ofícios e danças medievais, a feira de artesanato alusivo à época, os petiscos nas tasquinhas com sabores de outros tempos, as ementas dedicadas à gastronomia medieval nos restaurantes aderentes, as visitas culturais e o jantar real no Convento de Cristo. 

No dia da abertura, 5 de Julho, é ainda possível participar no seminário “A Ordem do Templo e a Defesa Territorial”, que terá lugar no Convento de Cristo.

A Festa Templária, que tem lugar em várias zonas da cidade, do Mouchão Parque ao Convento de Cristo, passando pelo centro histórico, pretende recordar o passado, mantendo viva a influência da Ordem de Cristo, sucessora da Ordem do Templo.