sexta-feira, 22 de junho de 2018

Mercedes-Benz EQC realiza na Península Ibérica


Espanha é a próxima etapa de testes para o Mercedes-Benz EQC. Após os bem-sucedidos testes de inverno, o EQC deverá cumprir um extenso programa de testes sob o calor tórrido do verão espanhol com temperaturas até 50° Celsius. Será dada especial atenção a aspetos extremamente exigentes para os veículos elétricos como, o ar condicionado e o sistema de carregamento, bem como o sistema de arrefecimento da bateria, a cadeia cinemática e as unidades de controlo. Os critérios habituais como a dinâmica e o conforto de condução também serão testados com maiores níveis de exigência.

O desafio número 1 é o calor seco: enquanto a bateria de um veículo elétrico "simplesmente" perde energia quando está sujeita a baixas temperaturas, já a exposição a elevadas temperaturas comporta o risco de danos. A gestão destas características físicas é o objetivo dos testes extremos em Espanha. Um dos elementos que irá merecer destaque é, por exemplo, o circuito de arrefecimento da bateria: como irá suportar os elevados requisitos de transferência de calor? De que forma irá responder uma bateria quase totalmente carregada a um carregamento adicional? Qual a influência exercida pelo calor na autonomia do veículo?
O programa de testes também integra os testes de descarga da bateria, ou seja, os testes de estrada durante os quais a bateria é completamente descarregada. 
Outro aspeto a considerar será o sistema de ar condicionado durante e antes da viagem, visto que a pré-climatização é um fator importante de conforto. É aqui que dúvidas como: "O tempo indicado é suficiente para a pré-climatização?" e "A autonomia calculada está correta quando a temperatura é considerada?" são esclarecidas. Adicionalmente, as características de ruído dos componentes, como é o caso do compressor de ar condicionado em condições de elevada temperatura, são especificamente examinadas.
A poeira em terrenos mais arenosos também é um desafio particular durante os ensaios em Espanha, pois os técnicos de testes pretendem conhecer onde este pó poderá assentar nos componentes e se o conceito de vedação funciona na prática.

Diferentes países representam diferentes circunstâncias, uma evidência que desempenha uma parte muito importante no programa de testes da Mercedes-Benz. A questão fundamental é se a operacionalidade a nível internacional de cada sistema individual está assegurada ou seja se, por exemplo, os sinais de trânsito ligeiramente diferentes são reconhecidos, as portagens são fiavelmente detetadas ou se os limites de velocidade são corretamente detetados pela câmara dos sistemas de assistência. Todas estas questões também são examinadas pelos engenheiros de desenvolvimento durante as longas semanas de testes em Espanha.

Programa de testes exigente na Mercedes-Benz
A validação sistemática de todo o veículo está entre as extensas medidas do processo de desenvolvimento de todos os modelos da Mercedes-Benz, o que serve para sustentar os elevados padrões de qualidade. Antes de ser iniciada a produção de um produto, todo o veículo deve atingir um nível de maturidade definido pela Mercedes-Benz. Isto ocorre em várias fases: a primeira compreende o design e a simulação preliminar através de computador, depois segue-se a validação quer dos componentes individuais em dinamómetros, quer em veículos de testes.