sexta-feira, 15 de junho de 2018

Filhos do Retorno no Teatro Nacional D. Maria II


Filhos do Retorno, uma criação do Teatro do Vestido com direção de Joana Craveiro, apresenta-se entre 21 de Junho e 1 de Julho na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II.

Funcionando como um espelho invertido de Retornos, Exílios e Alguns que Ficaram, apresentado, no início de junho, no Palácio Sinel de Cordes, Filhos do Retorno procura perceber como é que as memórias que são transmitidas pela geração retratada nesse outro espetáculo, são assimiladas ou questionadas pelos seus descendentes. Como é que estas gerações que não viveram esses acontecimentos diretamente se relacionam com as memórias dos pais? A nostalgia passa de pais para filhos, ou as memórias são guardadas em baús sem chave, que ninguém quer abrir? Como é a relação da geração dos filhos com o processo de descolonização e com o 25 de Abril? E qual a ideia que ficou sobre estes lugares longínquos, estas colónias que "eram Portugal”, nestas famílias?

Após a sessão de 24 de Junho, será lançado o livro Teatro do Vestido: um dicionário, uma obra com coordenação de José Alberto Ferreira e Tânia Guerreiro, para a qual 21 pessoas de diferentes áreas foram convidadas a escrever sobre um determinado tema-palavra-questão no universo temático e dramatúrgico do Teatro do Vestido.