quinta-feira, 21 de junho de 2018

Estreias de cinema de 21 de Junho de 2018


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Táxi 5

Capaz de enfrentar os mais perigosos criminosos, Sylvain Marot, inspector da polícia em Paris, é considerado um dos melhores agentes da capital. Apesar disso, depois de um incidente de que foi injustamente acusado, é transferido contra a sua vontade para a cidade de Marselha. Lá chegado, o ex-comissário Gibert, recém-eleito Presidente da Câmara, confia-lhe uma difícil tarefa: deter o terrível "Gangue dos Italianos", conhecido pelos seus assaltos e os pelos potentes Ferraris que conduzem. No entanto, para conseguir isso, Marot terá de colaborar com Eddy Maklouf, sobrinho de Daniel, o proprietário do lendário táxi branco…
Após mais de uma década de ausência, chega um novo episódio de uma das sagas mais populares e rentáveis do cinema francês sobre as aventuras e desventuras de um táxi branco. Com produção de Luc Besson, desta a realização é da responsabilidade de Franck Gastambide (“Porno Caseiro”) – que também protagoniza. Para além de Gastambide, no elenco participam ainda os actores Malik Bentalha, Salvatore Esposito e Bernard Farcy, entre outros. 



A Livraria

Década de 1950. Florence Green, uma viúva culta e educada, chega à pacata cidade de Hardborough, no litoral da Inglaterra, e decide abrir uma livraria. Porém, contra todas as expectativas, esta sua atitude vai incomodar a vida da comunidade local, muito conservadora e fechada sobre si mesmo. Mas, ao dar-se conta da resistência da população, Florence decide lutar contra todas as adversidades, mostrando a todos de que forma os livros podem abrir portas para o mundo…
Com realização e argumento de Isabel Coixet ("A Minha Vida sem Mim", "A Vida Secreta das Palavras", "Ninguém Quer a Noite”), esta é a versão cinematográfica da obra homónima da autoria de Penelope Fitzgerald. O elenco conta com Emily Mortimer, Bill Nighy, Patricia Clarkson  e Hunter Tremayne, entre muitos outros.



Columbus

Jin (John Cho), um coreano que já antes vivera nos EUA, encontra-se na cidade de Columbus (Indiana, EUA) para acompanhar o pai - um importante arquitecto -, que se encontra gravemente doente. No hospital conhece Casey (Haley Lu Richardson), uma jovem local que, para cuidar da mãe, decidiu não perseguir os seus sonhos. Descobrindo vários pontos em comum, os dois deambulam pela cidade, explorando a beleza arquitectónica de cada lugar. E, ao mesmo tempo que olham atentamente para as coisas ao seu redor, descobrem-se um ao outro e a si mesmos…
Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA), um filme dramático que marca a estreia na realização do norte-americano de origem sul-coreana Kogonada.