quarta-feira, 27 de junho de 2018

Já não precisa de esperar pelo dia 6 para ver Barack Obama no Porto


É no dia 6 de Julho (sexta-feira) que o ex-presidente dos Estados Unidos da América vai estar em Portugal, para ser orador no Climate Change Leadership Porto Summit. No entanto, não precisa de esperar pela data para conseguir o aclamado encontro com Barack Obama. Isto porque o Sea Life Porto vai surpreender os portuenses – e todos os que passem pela Invicta durante estes dias – com a figura de cera do ex-presidente norte-americano, vinda diretamente do Madame Tussauds™.

O aquário do norte do país embarca nesta aventura porque, à semelhança de Barack Obama, assume como uma das principais missões a conservação dos oceanos. Segundo Rui Ferreira, diretor-geral do Sea Life  Porto, “esta iniciativa faz todo o sentido uma vez que nos permite abraçar uma causa sobre a qual falamos desde o momento em que abrimos as portas ao público. De uma forma divertida e original, conseguimos atrair as atenções dos portugueses, tanto miúdos como graúdos, para um tema urgente. E desta forma alertamos e damos a conhecer mais sobre o tema, porque as pessoas precisam de compreender melhor as consequências da poluição e das alterações climáticas a médio e longo prazo. Necessitam também de ter consciência de que com pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer a diferença”.

Para celebrar a visita do líder histórico à Invicta, poderá conhecer o político hoje e amanhã no Palácio da Bolsa. A figura de cera estará num dos mais aclamados monumentos nacionais ao longo destes dois dias, pronto para uma imponente e inesquecível fotografia.

Depois viaja até ao Sea Life Porto, onde dá o mote para duas semanas educativas, dedicadas à proteção e conservação dos oceanos. De 1 a 15 de Julho acontecem as “Semanas da Sustentabilidade e Conservação”, com um calendário repleto de atividades didáticas e que procuram alertar a sociedade sobre os problemas ambientais que o nosso planeta, nomeadamente os oceanos, enfrentam.

Eugénia Barroca, embaixadora do Sea Life Porto para a juventude, que participou, este ano, no World Ocean Summit (México) é uma das oradoras, assim como o Professor Doutor Luís Vieira, investigador do CIIMAR, que no dia 7 de junho, às 15h30, apresenta “Lixo Marinho e Microplásticos: um problema emergente”.

Durante os quinze dias há ainda espaço para várias experiências, como o Vortex, que explica a formação das ilhas de lixo nos oceanos, os jogos de reciclagem, que acontecem todas as manhãs pelas 11h30 (exceto quando se realizam as palestras dos convidados), e a transmissão de vídeos sobre a reconstrução de recifes de coral e as correntes de lixo nas Maldivas, que procuram sensibilizar sobre um problema que está menos distante do que parece. As atividades serão sempre bem acompanhadas, pois claro, com a figura de cera de Barack Obama.