quarta-feira, 27 de junho de 2018

Os Anos Trump - O Mundo em Transe


A imagem das famílias separadas ao tentar entrar nos Estados Unidos e das crianças fechadas em gaiolas sem poderem ver os pais são o exemplo mais espectacular da crueldade de Donald Trump e do seu mandato marcado pelo ódio e desrespeito pelos direitos humanos. Trump corrompeu a sociedade norte-americana e legitimou práticas de racismo e prepotência que se pensava estarem ultrapassadas e o efeito das suas medidas tem ultrapassado fronteiras ajudando os movimentos xenófobos que se vão afirmando pela Europa.

É, por isso, necessário debater o fenómeno e o que está por detrás e lutar por uma sociedade mais equilibrada que dê continuidade ao legado político. Segundo Eduardo Paz Ferreira a segunda década do século XXI tem sido seriamente marcada por uma sucessão de acontecimentos que questionam valores que norteavam a civilização e que, embora fossem, de quando em quando, postos em causa, nunca o foram com a fúria e violência actuais.

O apagamento do papel do Estado, a afirmação de uma globalização sem regras nem valores outros que não os financeiros, bem como a instalação de redes de influência económica que comandam a política abriram o caminho para uma crise social sem precedentes. Nesse contexto, a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos configura-se como um dos acontecimentos mais nefastos que o mundo conheceu nos últimos anos e não é possível ficar indiferente a esse facto ou olhar apenas para os sucessivos episódios caricatos e indignos, a que vamos assistindo como quem olha para uma sucessão de sketches de mau gosto.

A presidência Trump está a ter consequências de enorme gravidade no seu país, mas estas consequências far-se-ão sentir de um modo muito mais alargado, atingindo-nos a todos e podendo conduzir a uma ruptura civilizacional. Sucedem-se, quotidianamente e a um ritmo alucinante, acontecimentos terríveis que colocam o mundo em transe e exigem resposta.

O novo livro do advogado Eduardo Pais Ferreira é, pois, um livro de indignação e zanga e um livro de resposta. Tendo a mente que possa ser diminuta a sua capacidade de intervenção, considera também que a acomodação pode ser perigosa. Os Anos Trump – O Mundo em Transe é, neste sentido, uma obra que recusa a indiferença e o comodismo e que visa alertar para os perigos com que vivemos, explorar as razões porque lá chegámos procurando identificar caminhos de redenção.
Procura, sobretudo, combater a indiferença perante a acumulação de sinais do mal ou a tendência para pensar que se trata apenas de um período mais da história da América, que será corrigido nas próximas eleições.
Para o autor o problema Trump está muito longe de ser apenas uma questão americana. É necessário encará-lo como uma ameaça que também paira sobre todos nós.

Sobre o Autor

Há cinquenta anos, juntou-se à Oposição Democrática nos Açores e contestou a Mocidade Portuguesa, o que lhe saiu caro. Na Universidade, esmagado entre os defensores da lei, da ordem e dos «gorilas» e os radicais de esquerda, não hesitou em ficar ao lado dos que queriam o fim da ditadura. Com um pequeníssimo grupo de amigos, esteve na génese do PS. Firmada a democracia e, apesar de convicto da importância dos partidos, não lhe apeteceu filiar-se e iniciou um percurso livre, sempre na área do socialismo democrático.

Lutou em momentos fundamentais, como a defesa da liberdade de imprensa – era então jornalista da República de Raul Rêgo. Esteve ao lado de Ramalho Eanes nas duas presidenciais e na campanha do PRD. Com Francisco Salgado Zenha conheceu o amargo sabor da derrota, minimizado pela vitória de Mário Soares na segunda volta. Licenciado, mestre e doutor em Direito, é professor catedrático da FDUL e presidente dos Institutos de Direito Económico Financeiro e Fiscal e de Direito Europeu da Faculdade. Lecciona há quarenta anos Finanças Públicas e Direito Europeu, sem perder a esperança de ajudar à formação de bons juristas e cidadãos conscientes. Inquieta-se, com frequência, com o presente e o futuro do país, da Europa e do Mundo e organiza movimentos de opinião e conferências. Quando o deixam, vai à televisão falar destas coisas.

De entre os muitos livros que escreveu e organizou, recordam-se os mais recentes: Da Europa de Schuman à Não Europa de Merkel (2014), Encostados à Parede (2015) e Por uma Sociedade Decente (2016).