quarta-feira, 1 de julho de 2020

Obras de Teresa Palma Rodrigues em exposição na Abreu Advogados


A Abreu Advogados e o Carpe Diem Arte e Pesquisa apresentam os trabalhos da artista plástica Teresa Palma Rodrigues, em exposição na sede da sociedade de advogados até ao dia 30 de Setembro.

A exposição apresenta a Zona V (de Vago), mais de 50 trabalhos, entre desenho e fotografia, que integram o resultado da pesquisa da artista para o doutoramento em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A exposição é a reflexão de Teresa Palma Rodrigues sobre um terreno vazio que conseguia observar a partir da sua casa e do seu atelier. Os trabalhos expostos são fragmentos do herbário que foi construindo nas suas visitas àquele terreno inóspito e desabitado.

“A Zona V é aquele segmento de território em Marvila, no bairro de Chelas, que está vazio, sem nenhuma construção. Zona V é um nome fictício: normalmente atribuem-se letras a bairros sem nome. Eu decidi nomear ‘V’ porque se trata de um vazio urbano, como um campo aberto para a imaginação, como potenciador de desejo e expectativa. ‘V’ é de Vago, que significa vazio, mas também significa errante e o meu trabalho pressupõe esse duplo sentido. Não está completamente vazio, não tem é ocupação humana. É um terreno difícil de definir. Chelas tem este ar difícil de definir, tudo tem um ar inacabado e o que dá esse aspeto são os terrenos vazios: a Câmara Municipal chama-lhes ‘áreas expectantes’”, refere Teresa Palma Rodrigues.

A mostra do trabalho da artista, em exibição nas paredes do escritório de Lisboa da Abreu Advogados, está inserida uma parceria da sociedade de advogados com o Carpe Diem Arte e Pesquisa para a promoção das artes pelas duas organizações.

Lourenço Egreja, diretor artístico do CDAP, “Esta exposição da Teresa Palma Rodrigues coincide temporalmente com este período de desconfinamento e o regresso à atividade das empresas e acredito que terá um contributo relevante para todos os que aqui trabalham e para aqueles que tiverem oportunidade de ver. São imagens que nos transportam para a Natureza e nos sugerem os olhares e perspetivas de uma artista com um destacado trabalho nas artes em Portugal”

Para Manuel Andrade Neves, sócio da Abreu Advogados, “A Teresa Palma Rodrigues marca a nossa quarta exposição desta parceria com a Carpe Diem. São obras que se enquadram maravilhosamente na nossa Sede, trazendo a natureza mas também objetos parcelares que nos despertam a curiosidade e imaginação. Estou ansioso por ouvir da própria artista a partilha com todos na Abreu do seu projeto e processo criativo, que é sempre um momento muito especial deste nosso Projeto Cultural.”