terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Castelo de S. Jorge - Agenda Janeiro 2016


Agenda do programa "Domingos em Família" no Castelo de S. Jorge. 

3 de Janeiro -  Jogos em Família
Os Arautos da Brincadeira, D. Berengário e D. Segismundo, só descansam quando todos participarem nas brincadeiras e jogos de outros tempos que prepararam: o quebra-bilhas, a vara-cega, a torre do tesouro, entre outras brincadeiras e surpresas.

10 de Janeiro - SÉC. XII – Lisboa Fora do Condado
No tempo do Conde D. Henrique a grande maioria do que é Portugal hoje em dia, estava fora do Condado Portucalense, sob o domínio Mouro. As vilas costeiras eram alvo de apetecíveis ataques dos Vikings nos seus drakkars. Uma dessas incursões, bem documentadas, que destruiu Sintra em 1109, atingiu Lisboa tendo sido pilhada a cidade, mas não tendo sido penetrada a alcáçova. Com este saque como pano de fundo serão apresentadas as armas e formas de combater do início do séc. XII por combatentes que não estão normalmente habituados a ver representados no Castelo: vikings e mouros. Para além das formas de combate corpo a corpo, o enfoque nesta sessão será o tiro com arco (neurobalística) e as armas de cerco (barobalística). Na parte livre, e de forma diferente das edições anteriores, os participantes terão oportunidade de contactar directamente com os vários tipos de armas reais sejam escudos, machados e espadas, arcos e um trabuquete de tracção (petraria).

17 de Janeiro - SÉC. XV – Tempo de Mulheres – Mulheres do seu Tempo.
Por vezes olvidadas da ribalta da História, muitas foram, porém, as mulheres que, com o seu saber, a sua cultura e o seu requinte, moldaram de forma indelével os tempos em que viveram. Tantos nomes, tantas mulheres. E contudo, quantas viram os seus méritos reconhecidos e a sua lembrança perpetuada? 
No princípio era o desejo. Desejo de ir mais além, desejo de romper fronteiras, desejo de afirmar a nação no contexto do seu tempo, desejo enfim de Expansão.
Isabel de Avis (1397-1471), filha de D. João I e de Filipa de Lencastre, membro dessa geração a que chamaram de Ínclita, casada com Filipe o Bom, duque de Borgonha, torna-se a mulher mais poderosa do seu tempo. Mulher forte da política europeia, foi ainda uma protectora das artes, retratada por Van Eyck e referida como La Portugaloise, numa peça musical que lhe foi dedicada, pelo compositor Guillaume Duffay. 
A Associação Danças com História homenageia, neste espectáculo, uma mulher portuguesa que ousou desejar e que ousou ser. Uma flor que foi o símbolo de uma nova geração de gentes, num reino novo.
As Danças – Tratados da época; Basses Danses de la Cour de Bourgogne; Manuscritos de Margarida de Áustria.

24 de Janeiro - Visitas em Família
Visita de exploração do castelejo e do sítio arqueológico, de descoberta dos espaços, dos personagens e das histórias, que visa estimular e aprofundar a sensibilidade e o respeito pelo património histórico enquanto valor cultural, através do conhecimento e compreensão dos vestígios do passado.