segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mais potente e eficiente do que nunca o novo Audi R18


A marca dos quatro anéis começa agora a temporada da competição automóvel 2016 com a apresentação do carro mais potente e eficiente jamais construído pela Audi. O novo Audi R18 teve a sua estreia mundial durante a cerimónia Audi Sport Finale realizada no Audi Training Center Munich.
No DTM, a Audi optou pela continuidade dos oito pilotos do ano passado, enquanto nos GT o novo Audi R8 LMS concluiu a sua época de estreia com inúmeros êxitos. Por sua vez, para temporada de 2016 do Audi Sport TT Cup são 125 os candidatos ao volante de um dos 20 carros disponíveis.
A Audi Sport apresenta o Audi R18 para a temporada de 2016 com inúmeras alterações estéticas. O carro que participa nas 24 Horas de Le Mans e nas restantes provas do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) na categoria LMP1 apresenta uma inovadora aerodinâmica, que representa a próxima fase em design de construção leve, e tem um sistema híbrido modificado com baterias de iões de lítio para armazenamento de energia, além de uma eficiência optimizada para o motor TDI.
"Com o nosso novo Audi R18, estamos a transmitir uma clara indicação: a Audi continua extremamente empenhada na competição automóvel, contando para tal com o desempenho do motor TDI, a mais eficiente e bem sucedida tecnologia do mundo, nomeadamente em Le Mans", destaca o Diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.
No Campeonato Mundial de 2016 do WEC, com a jornada de abertura agendada para Silverstone em 17 de Abril, a Audi Sport Team Joest irá estar já presente com dois novos Audi R18. Numa decisão conjunta com a Porsche – a marca “irmã” do Grupo também presente no WEC – e para uma contenção de custos e maior eficiência, ambas concordaram em participar na prova-rainha (24 Horas de Le Mans), com apenas dois carros de cada uma das marcas, em vez de três carros como aconteceu nas anteriores edições.


No DTM, a Audi aposta na continuidade. Os oito pilotos presentes em 2015, que conquistaram 10 vitórias nas 18 corridas realizadas, permanecerão ao volante do Audi RS 5 DTM. A única alteração: Adrien Tambay e Nico Müller trocaram de equipas, esperando a Audi Sport que esta mudança dê maior confiança aos dois pilotos mais jovens da marca. Os oito Audi RS 5 DTM continuarão a ser inscritos pelas três equipas Audi Sport Teams que desde há muitos anos colaboram directamente com a marca: Abt Sportsline, Phoenix e Rosberg.
Nos campeonatos da categoria GT, o desenvolvimento do novo Audi R8 LMS já foi concluída, começando agora a entrega às equipas-clientes. Devido à elevada procura por parte dos clientes, a Audi Sport está a explorar a possibilidade de expandir a produção prevista para a temporada de 2016. De início estava planeada a construção de 45 unidades.
As equipas- clientes da Audi irão estar presentes com o novo Audi R8 LMS em quatro continentes na temporada de 2016. No Audi R8 LMS Cup asiático, o novo modelo fará a sua estreia em 2016. Destaques especiais no calendário de corridas com equipas-clientes da Audi Sport são as duas corridas de 24 Horas - Nürburgring e Spa- como ainda as 12 Horas de Bathurst, na Austrália, e a Taça do Mundo FIA GT em Macau.


Por sua vez, na sequência da sua bem sucedida temporada inaugural da Audi Sport TT Cup será novamente realizada como parte do programa de apoio em algumas jornadas seleccionadas do DTM. O número de participantes permanentes vai aumentar de 18 para 20 pilotos. A selecção final dos jovens foi feita após um curso de avaliação em Vallelunga (Itália) nos dias 4 e 5 de Dezembro. No total, a quattro GmbH recebeu 125 candidaturas oriundas de 35 países.
"Estamos orgulhosos de representar novamente a marca Audi em 2016 num plano de evidência e com um extenso compromisso em diferentes disciplinas da competição automóvel", salienta o Dr. Wolfgang Ullrich. "O novo Audi R18 representa um passo importante e esperamos bons resultados em Le Mans e no WEC. No DTM, já tínhamos o carro mais forte em 2015. Mas queremos chegar ainda mais acima. Além disso, a elevada procura pelo novo Audi R8 LMS é igualmente gratificante, assim como os muitos jovens talentos que estão interessados na Audi Sport TT Cup."