sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Montanha, a primeira longa-metragem de João Salaviza dois prémios no Festival Caminhos do Cinema Português


Montanha, a primeira longa-metragem de João Salaviza  venceu dois prémios no Festival Caminhos do Cinema Português: Prémio Revelação (David Mourato) e Prémio Melhor Actor Secundário (Carloto Cotta). O filme continua em exibição em Lisboa e no Porto.

O filme estreou internacionalmente no Festival de Veneza, na Semana da Crítica e foi também já apresentado no Festival de San Sebastian. Venceu o prémio Antigone d’Or, galardão mais importante do Festival de Montpellier. João Salaviza com as curtas Arena e Rafa conquistou a Palma de Ouro e o Urso de Ouro nos festivais de Cannes e Berlim.

Um Verão quente em Lisboa. David, 14 anos, aguarda a morte iminente do avô, mas recusa-se a visitá-lo, temendo esta perda terrível. A mãe, Mónica, passa as noites no hospital. O vazio pela falta do avô obriga David a tornar-se o homem da casa. David não se sente pronto para assumir este novo papel, mas o fim da infância aproxima-se sem que ele se aperceba…

Montanha é produzido pela Filmes do Tejo II e pela les films de l’après-midi com o apoio da ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e do programa Eurimages.