segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Renault Mégane e Talisman com5 estrelas nos testes Euro NCAP


Os novos Renault Mégane e Talisman obtiveram as 5 estrelas nos testes de segurança passiva efectuados pelo organismo independente Euro NCAP.
Os dois modelos dispõem do reforço da segurança dado pelos vários dispositivos de ajuda à condução, que permitem ao condutor concentrar-se exclusivamente na condução.
As quatro revelações da Renault em 2015 – Espace, Kadjar, Talisman e Mégane – obtiveram a classificação máxima de 5 estrelas em matéria de segurança.

Os benefícios da plataforma CMF C/D
O Novo Espace, Talisman, Kadjar e o Novo Mégane partilham os pontos fortes da plataforma comum « CMF C/D » (Common Module Family - C & D segment) ao nível da segurança. Esta nova plataforma integra vários elementos, como as longarinas, as saias e as travessas (nomeadamente entre o compartimento do motor e o habitáculo) em aço de muito elevada elasticidade, onde cada milímetro quadrado pode resistir a uma pressão de 120kg.

Esta plataforma oferece, ainda, dispositivos de retenção da última geração, como os airbags frontais adaptativos com dois geradores, que adaptam o enchimento em função da natureza do choque e da posição do ocupante. Por sua vez, os cintos de segurança estão equipados com pré-tensores com limitador de esforço adaptativo, que ajustam o esforço de retenção à severidade do choque e à estatura dos ocupantes. No caso de uma colisão lateral, os ocupantes dos bancos dianteiros estão duplamente protegidos com dois airbags laterais da última geração, bem como por dois airbags de cortina.

Um vasto número de dispositivos de ajuda à condução
Também graças à plataforma CMF C/D, os novos Mégane e Talisman dispõem dos mesmos dispositivos de ajuda à condução que se encontram no Novo Espace. Dispositivos que previnem, alertam e simplificam a vida do condutor para que este se concentre apenas na condução.

Para prevenir:
- Regulador adaptativo que ajusta, automaticamente, a velocidade do automóvel, de forma a conservar uma distância suficiente para o veículo que o precede
- Travagem ativa de urgência que avisa o condutor da necessidade de travar para evitar um impacto e que trava, automaticamente, em situação de urgência
Para alertar: 
- Alerta (visual e sonoro) de transposição de via
- Alerta de distância de segurança que ajuda o condutor a respeitar a distância para o veículo que o precede
- Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização que permite, também, registar no regulador a velocidade lida pelo sistema nos painéis de sinalização
- Avisador de ângulo morto que previne, visualmente, o condutor da presença de um veículo no ângulo morto de um dos dois retrovisores

Para simplificar a vida do condutor:
- Afixação em head up display a cores das informações de ajuda à condução, como a velocidade e as indicações de navegação
- Comutação automática dos faróis médios/máximos (e vice-versa) sem intervenção do condutor
- Ajudas ao estacionamento tais como o Easy Park Assist, ajuda ao estacionamento (dianteiro, traseiro e lateral) e câmara de marcha-atrás

As tecnologias anti-deslizamento: uma inovação da Renault desde há 15 anos
Desde há 15 anos que a marca Renault inova na tecnologia anti-deslizamento, evitando que os ocupantes deslizem por debaixo do cinto de segurança no caso de uma colisão frontal. Esta tecnologia implica um trabalho em profundidade sobre a ergonomia dos bancos e o posicionamento dos pontos de fixação dos cintos de segurança. Desde Janeiro de 2015, que a Euro NCAP, integra, pela primeira vez, esta prestação anti-deslizamento nos seus critérios de notação.