O novo Volkswagen Passat Alltrack começa agora a circular nas estradas portuguesas, apresentando-se como uma nova versão do Passat Variant com uma carroçaria mais elevada em relação ao solo em 2,75 centímetros e com protecções na parte inferior. Estas alterações, em conjunto com o sistema de tracção 4Motion (de série), tem como finalidade facilitar a condução em estradas não asfaltadas. Outros detalhes no exterior, no habitáculo e no equipamento também diferenciam o Alltrack das restantes versões do Passat Variant. Na fase inicial de lançamento estará disponível no mercado nacional a motorização 2.0 TDI, com três níveis de potência (150, 190 e 240 Cv), e caixa manual de seis velocidades e automática DSG de 6 ou 7 velocidades. Os preços variam entre os 41.220 euros (150 Cv), 45.888 euros (190 Cv) e os 50.419 euros (240 Cv).
A nova geração do Volkswagen Passat Alltrack com tração 4MOTION. Com o Passat Alltrack, a Volkswagen passou a ocupar, desde 2012, uma lacuna existente entre os mundos “On-road” e “Off-road”. O surgimento da nova geração permitiu evidenciar este conceito de uma forma ainda mais marcante. De destacar no Passat Variant Alltrack o sistema de tracção total 4MOTION (de série), uma maior distância ao solo, uma carroçaria protegida com vários elementos e estribos protuberantes, para-choques de novo desenho e muitas outras características exclusivas no exterior e no interior. O novo Passat Alltrack oferece mais soluções a pessoas dinâmicas e activas, que podem encontrar tudo num único veículo propício para viagens de lazer ou profissionais, bem como um espaço que poderá
ser equiparado a um SUV compacto. O Alltrack é um veículo robusto com excelentes ângulos de entrada, de saída e de vau, sendo que o chassis adaptado e o sistema de tracção 4MOTION conferem uma agilidade e fiabilidade única, inclusive quando transita em terrenos de maior dificuldade.
Novos motores
As motorizações disponíveis para o Alltrack no mercado nacional são repartidas entre três blocos TDI, em que o conjunto de motores sobrealimentados de injecção directa cumpre a norma de emissões europeia Euro 6. Todas as versões estão equipadas com o sistema “Start/Stop” e o modo de travagem regenerativo (de série). O motor de entrada é um bloco 2.0 TDI com uma potência de 150 Cv entre as 3.500 e as 4.000 rpm e um binário máximo de 340 Nm entre as 1.750 e as 3.000 rpm. Equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, a velocidade máxima é de 205 km/h e a aceleração 0-100 km/h de 9,2 segundos. Em termos de consumo o valor médio ponderado é de 4,9 l/100 km (emissões de CO2: 129 – 130 g/km). Por sua vez, o segundo motor 2.0 TDI apresenta uma potência de 190 Cv entre as 3.600 e as 4.000 rpm e um binário máximo de 400 Nm entre as 1.900 e as 3.300 rpm. Acoplado a uma transmissão automática DSG de 6 velocidades, o valor de consumo médio ponderado varia entre 5,1 e 5,2 l/100 km (emissões de CO2: 135 – 137 g/km). A velocidade máxima chega aos 220 km/h e a aceleração 0-100 km/h é de 8,0 segundos.
Um dos superlativos tecnológicos de propulsão é o bloco turbodiesel de 4 cilindros mais potente: um motor bi-turbo de 2.0 litros com 240 Cv de potência às 4.000 rpm e um consumo médio ponderado de apenas 5,5 l/100 km (CO2: 144 - 145 g/km). Equipado com este motor, o Alltrack atinge uma velocidade máxima de 234 km/h e uma aceleração 0-100 km/h de 6,4 segundos. Na sequência do elevado binário máximo disponível de 500 Nm às 2.500 rpm, o Passat Alltrack de 240 Cv está equipado de série com a transmissão automática DSG de 7 velocidades.
Tração 4MOTION de série. O novo Passat Alltrack foi projectado para destacar um rendimento idêntico quando circula em estrada ou fora-de-estrada. A base técnica está na tracção integral 4MOTION com a inovadora embraiagem Haldex de quinta geração. Paralelamente à embraiagem Haldex, que actua como diferencial longitudinal, o bloqueio electrónico do diferencial às quatro rodas EDS, integrado no controlo electrónico de estabilidade ESC, actua como diferencial transversal nos dois eixos.
Além disso, o Alltrack está equipado com o XDS+ (de série na versão de 240 Cv e opcional nas restantes duas variantes) nos eixos dianteiro e traseiro – quando o veículo aborda uma curva a uma velocidade mais elevada, o sistema trava de uma forma optimizada, assim como melhora o comportamento da direcção. Tecnicamente, o “XDS+” é uma função adicional do diferencial electrónico do eixo dianteiro.
Modo “Off-road”
Todos os Passat Alltrack apresentam uma selecção de perfis de condução de série. Estão disponíveis quatro perfis de condução – "Eco", "Normal", "Sport" e "Off-road" – ou seis perfis de condução em conjunto com o DCC (suspensão adaptativa electrónica), i.e. os quatro já mencionados mais os modos “Comfort” e “Individual”. O perfil de condução DCC é de série no Alltrack 2.0 TDI de 240 Cv. Todos os assistentes e os sistemas dinâmicos de condução relevantes adaptam-se à condução “Off-road”, pressionando um botão que está disponível exclusivamente no Alltrack. A condução neste modo traduz-se num poder de tracção completamente modificado que auxilia o exercício da condução fora-de-estrada – por exemplo, entre outras características, o Hill Descent Assist é activado automaticamente. Assim que o perfil é activado na consola central, o modo de condução é visualizado no ecrã do sistema de informação e entretenimento. Aqui o condutor pode seleccionar o programa “Off-road”.
O Passat Alltrack é um modelo personalizado no seio da gama, dispondo de uma grande variedade de detalhes exclusivos. Alguns desses componentes de equipamento no exterior são os para-choques com novo desenho, protecção inferior em aço (à frente com faróis de nevoeiro específicos e atrás com um sistema de escape trapezoidal integrado), coberturas dos espelhos retrovisores exteriores em “Cromo mate”, siglas “Alltrack” na grelha do radiador e no portão traseiro, barra no tejadilho em prata anodizada, jantes de liga leve específicas de 17 polegadas havendo as opções de 18 e 19 polegadas), contorno dos guarda-lamas e das soleiras em antracite, protuberantes soleiras com aspecto de alumínio polido, assim como uma sigla “Alltrack” integrada numa placa situada na zona lateral dianteira.
Equipamento interior
À semelhança do exterior, também o interior do Passat Alltrack foi adaptado especificamente às características individuais deste modelo. A personalização desta versão estende-se desde as robustas incrustações em aço na zona inferior de acesso das portas com a sigla “Alltrack” até aos bancos confort do tipo “Alltrack”, passando por tapetes com costuras duplas. Os flancos dos bancos são revestidos em Alcantara e as bandas centrais com o novo tecido “7 Summits”. Como opcional são propostos outros tipos de couro, bancos climatizados e com função de massagem, estando também disponíveis 14 regulações eléctricas. As capas dos pedais são em alumínio. Adicionalmente também foi personalizado o ecrã “Activ Info Display”. A faixa de ventilação horizontal foi enriquecida com uma aplicação específica de desenho “Alltrack”. Outros dos detalhes do equipamento de série são um interface para telemóveis através do qual existe a possibilidade de uma ligação ao Smartphone com a antena exterior do Passat Alltrack; a cobertura do interface possui a sigla “Alltrack”. Desenho com base no Passat da oitava geração. A variante Alltrack baseia-se no Passat da oitava geração e, como tal, na Plataforma Modular Transversal (MQB). Este veículo polivalente dispõe de uma vanguardista e ampla gama de assistentes de condução e sistemas de informação e de entretenimento.
Algumas destas tecnologias são o sistema “Active Info Display” (instrumentos completamente digitais), o “Head-up-Display” (que projeta a informação no para-brisas), o sistema “Media Control” para tablet, o sistema “Front Assist Plus” com assistente de travagem de emergência em cidade e reconhecimento de peões (“City Emergency Braking with Pedestrian Detection”) (de série), o sistema “Side Assist” (assistente de mudança de faixa de rodagem), o sistema “Emergency Assist” (paragem do veículo em caso de emergência), o “Traffic Jam Assist” (ajuda de condução no trafego), o “Rear Traffic Alert” (deteta os veículos que se aproximam pelas partes laterais durante o estacionamento em marcha-atrás), o “Area View”, um nível de personalização inédito até ao momento e o
sistema “Trailer Assist” (manobrabilidade de reboque assistida).