quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy


Quando se pensa em desportivos compactos, a ligação à Renault é imediata. Desde os anos 60, modelos como o Dauphine Gordini, o 8 Gordini, o 5 Turbo, o Clio V6, o Clio Williams e as várias gerações do Clio R.S. ganharam o estatuto de ícones. E a razão é simples: nunca se trataram de simples desportivos, mas sim de desportivos de eleição, capazes de rivalizar em desempenhos, eficácia e tecnologia com segmentos bastante superiores. No fundo, propostas acessíveis, mas exclusivas, capazes de elevar o ritmo cardíaco, as emoções e o nível de adrenalina a valores que pareciam reservados a superdesportivos.
O Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy é disso exemplo. Uma série limitada numerada (com 12 unidades reservadas a Portugal) que, em relação ao Clio R.S. 200 EDC, beneficia de desenvolvimentos vários. Uma nova gestão electrónica, um turbo de maiores dimensões e um novo sistema de escape dotou o motor 1.6 turbo com mais 20 cavalos de potência e 40 Nm de binário, reivindicando agora 220 cavalos e 280 Nm de binário às 2.500 rpm – mais 750 rpm que a versão de 200 cavalos. Apesar do incremento de potência, os valores de consumos mantiveram-se inalterados – 5,9l/100km em ciclo misto. Para isso também contribui o Stop & Start, que fica activo quando se roda em modo Normal.

Mais potência = Melhores performances
Mas se os números traduzem os desenvolvimentos operados pela Renault Sport, ao volante isso ainda é mais perceptível... Os 280 Nm de binário mostram a sua pujança sempre que se engrena a quarta ou a quinta velocidade. Aliás, agora apenas são precisos 26,4 segundos para chegar dos 0 aos 1.000 metros, em vez dos 27.1 segundos do R.S. “normal”. 
Talvez ainda mais impressionante seja a evolução operada na caixa EDC, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, com comandos através de patilhas no volante. Essa sensação é bem evidente quando se opta pelo modo Sport ou Race, sendo, neste último, que, verdadeiramente, o Clio R.S. 220 EDC Trophy revela o seu carácter genuíno. Nestas circunstâncias, a caixa de velocidades pode ser até 30 por cento mais rápida do que a do R.S. 200 EDC, permitindo igualmente reduzir mais cedo, sempre que se recorre a travagens mais bruscas. Por outro lado, o braço substitui a ajuda electrónica do ESP e tudo se torna mais reactivo, para deleite de quem está ao volante.


Dinâmica ainda mais apurada
Na realidade, o Clio R.S. 220 EDC Trophy “devora” o asfalto com uma rapidez e eficácia estonteantes. Ainda em relação ao R.S. “normal”, sente-se a direcção ainda mais precisa e directa, fruto de uma nova cremalheira, com uma desmultiplicação reduzida em 10 por cento. Mas também o chassis revela progressos, apesar dessa tarefa parecer quase utópica quando a primeira versão do Clio R.S. foi lançada há pouco mais de dois anos. Ao rebaixarem o chassis - 20 mm à frente e 10 mm atrás – e ao incorporarem amortecedores mais rígidos, os técnicos da Renault Sport conseguiram tornar esta série limitada ainda mais emocionante e eficaz. Determinantes para isso também são os pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40R18.

Um sistema de telemetria sem paralelo
E tudo isso é passível de ser comprovado em números e em gráficos. Com o R.S. Monitor 2.0, um sistema de telemetria exclusivo do segmento e que nem sequer tem paralelo em segmentos superiores, permite ao “piloto” de serviço monitorizar diferentes temperaturas, valores de binário e de potência em tempo real, pressão do turbo, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, binário à roda, acelerações, forças “G”, cronómetro, entre outras funções. Mas para o Clio R.S. 220 EDC Trophy ainda foi incorporada uma outra função: a de ajustamento da progressividade do pedal do acelerador, em função de 5 modos. E recorde-se que todos os dados podem ser gravados numa pen, para posterior análise no computador de casa. Por exemplo, 1 hora de condução ocupa um ficheiro com apenas 3MB.


Exclusivo também na "roupagem"
Mas não é apenas nas performances, na eficácia e na tecnologia que o Clio R.S. 220 EDC é diferenciador. Na carroçaria destaque para a presença da assinatura “Trophy” na lâmina dianteira junto à grelha, no friso lateral e na soleira da porta. Uma referência, igualmente, para as exclusivas jantes “Trophy” de 18 polegadas, bem como para a cor exclusiva Branco Givre Nacarado Mate, possível de conciliar com o tecto em preto.
No interior, o ambiente não esconde a inspiração na competição, não faltando os pedais em alumínio, os bancos ao melhor estilo “bacquet”, o volante em couro perfurado e, claro, o sistema R.S. Monitor 2.0.
Com apenas 12 unidades reservadas para Portugal, o Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy pode ser adquirido por 30.790€ (mais 1.800€ que o Clio R.S. 200 EDC), beneficiando da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km transversal a toda a gama da marca.